• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Qual o potencial das criptos como meio de pagamento no varejo?
Advertisement

Inovação

Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

Inovação

Parceria com a Meta impulsiona crescimento da EssilorLuxottica

Inovação

Walmart permitirá compras diretamente pelo ChatGPT

Inovação

Gap firma parceria de inteligência artificial com o Google

Inovação Moda

Biotecido criado por startup brasileira é alternativa sustentável para substituir couro

Inovação

Funcionários que usam IA relatam menor índice de burnout

Inovação

Apenas 14% das empresas usam IA para vender mais na Black Friday

Inovação

Google lança experiência de compra conversacional com IA

Inovação

Exclusiva: empresas com propósito têm mais chances de alcançar o sucesso

Inovação

Qual o potencial das criptos como meio de pagamento no varejo?

A Central do Varejo conversou com alguns especialistas para entender os possíveis benefícios que essa modalidade pode trazer

Publicado

2 anos atrás

on

31 de maio, 2023

Por

Pedro Figueiredo

As criptomoedas têm despertado cada vez mais interesse no setor varejista devido à possibilidade de utilizá-las como meio de pagamento no dia a dia. Essas moedas digitais oferecem benefícios como segurança, transparência e eficiência nas transações, além de permitirem pagamentos rápidos e sem intermediários. Atualmente, já é possível encontrar alguns estabelecimentos que aceitam criptomoedas como forma de pagamento, desde grandes varejistas online até pequenos negócios locais. Por exemplo, empresas de e-commerce como Overstock e Newegg aceitam Bitcoin como opção de pagamento, enquanto cafeterias e restaurantes ao redor do mundo estão adotando soluções de pagamento em criptomoedas, como o uso de carteiras digitais.

Para obter uma perspectiva mais abrangente sobre o tema, a Central do Varejo conversou com especialistas para ouvir suas opiniões. Muitos deles acreditam que as criptomoedas têm o potencial de revolucionar o varejo, tornando as transações mais rápidas e seguras. Eles apontam que, à medida que a adoção das criptomoedas se expande e se torna mais fácil para os consumidores utilizarem esses ativos no dia a dia, veremos um aumento na aceitação por parte dos varejistas. No entanto, também destacam desafios a serem superados, como a volatilidade dos preços das criptomoedas e a necessidade de uma infraestrutura adequada para processar as transações.

O diretor comercial da Golden Investimentos, Franco Carpes, entende que ainda é difícil pensar nas moedas digitais nessa forma. “O comércio hoje é ainda muito restrito a artigos específicos e comunidades mais fechadas online. Para que as criptos possam ganhar maior engajamento nesse sentido, será necessário avançar em regulações estatais”, afirma.

Rodrigo Marcatti, CEO e fundador da Veedha Investimentos concorda. Para o assessor de investimentos, o uso das moedas para transações comerciais cotidianas ainda é baixo. “Teve uma moda por volta de 2020, depois deu uma caída, acho que perdeu um pouco da da velocidade que se esperava de de utilização”, completa.

André Franco, analista-chefe do Mercado Bitcoin explica que a ideia inicial do Bitcoin era ser uma criptomoeda para transações, ao longo da história dele foram sendo descobertas falhas e características naturais do protocolo que não facilitavam isso. O especialista afirma que as chamadas stable coins são as mais apropriadas para o uso no dia a dia. “Diferente de outras criptomoedas que tem o valor baseado na perspectiva das pessoas, uma stable coin como tether. ou SDC , consegue reter o seu preço ao dólar e isso facilita com que seja um meio de troca entre as pessoas”, explica.

“Ainda tem um espaço bem grande para aumentar a adoção de cripto, Bitcoin especificamente, como meio de pagamento”, relata Ayron Ferreira, head de research da Titanium Asset. Ele conta que em alguns lugares, como Jericoacoara, no Ceará, já é possível encontrar estabelecimentos que aceitam pagamento feito em criptomoedas, com o auxílio da lightning network. “O pagamento é feito instantaneamente via QR Code”, explica.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Coletor de mãos livres amplia eficiência logística do varejo

Não perca

Loungerie busca expandir atuação para além de lingeries tradicionais

Continue Reading

Você pode gostar

  • Content Marketing: como fortalecer marcas e impulsionar vendas

  • NRF Big Show NRF Big Show

    Rogerio Barreira, do McDonald’s Brasil, é destaque entre os palestrantes da NRF Big Show 2026

  • Google Google

    Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

  • Meta Meta

    Parceria com a Meta impulsiona crescimento da EssilorLuxottica

  • 99 99

    99 e Prefeitura do Rio inauguram primeiro ponto de apoio a entregadores

  • varejo alimentar varejo alimentar

    Varejo alimentar registra pior desempenho do ano em setembro

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Marketing14 horas atrás

Content Marketing: como fortalecer marcas e impulsionar vendas

NRF Big Show
NRF202615 horas atrás

Rogerio Barreira, do McDonald’s Brasil, é destaque entre os palestrantes da NRF Big Show 2026

Google
Inovação17 horas atrás

Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos3 dias atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.