Comportamento
Quase metade dos consumidores planeja fazer compras em lojas físicas neste fim de ano
Sinalizando um retorno às compras em lojas físicas, 47% dos consumidores planejam fazer compras em lojas físicas nesta temporada de festas, de acordo com uma nova pesquisa da Experian com 1.000 consumidores dos EUA. Enquanto metade dos baby boomers disse que fará compras em lojas físicas, 46% da Geração X e dos millennials, assim como 44% da Geração Z, afirmaram o mesmo.
Um terço dos baby boomers planeja fazer compras online por meio de desktops ou laptops durante as festas, seguido por um quarto da Geração X, 23% dos millennials e 20% da Geração Z. Em contraste, 36% da Geração Z farão suas compras de fim de ano por smartphones ou tablets, seguidos pelos millennials (31%), Geração X (29%) e baby boomers (17%).
Nesta temporada de festas, os consumidores estão focados em economizar e são mais propensos a fazer compras em lojas de desconto e de varejo de massa, conforme o relatório.
Embora as compras online ainda façam parte da temporada de festas, muitos consumidores estão voltando às lojas físicas. “[A] grande quantidade de compras online que vimos durante a pandemia está começando a voltar aos comportamentos pré-pandemia”, de acordo com a Experian.
Leia também: Guia completo para exposição de produtos em PDV
O relatório da Experian é mais um indicador de que alguns consumidores planejam gastar mais em suas compras de fim de ano neste ano. Mais da metade (52%) dos baby boomers e 45% dos compradores da Geração X planejam gastar o mesmo com suas compras de fim de ano neste ano em comparação com o ano passado, mas 36% dos consumidores das gerações Z e millennial gastarão mais este ano, segundo o relatório.
Outras pesquisas sugerem que os consumidores gastarão mais neste ano e farão suas compras de fim de ano em lojas físicas. Um relatório da PwC divulgado no início deste mês projeta que os consumidores gastarão $1.638 por pessoa nesta temporada de festas, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Quase metade (45%) dos consumidores fará compras em lojas durante as festas, um aumento de 2% em relação a 2023, segundo a PwC.
Por outro lado, a Adobe Analytics previu no mês passado que as vendas online no varejo dos EUA cresceriam 8,4% em relação ao ano anterior, atingindo $240,8 bilhões entre 1º de novembro e 31 de dezembro. Em um relatório de agosto, a Adobe também projetou que mais da metade (53%) das vendas online de fim de ano ocorreria por meio de dispositivos móveis.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo