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Redes varejistas reduziram presença em Nova York em 2025, aponta relatório
O número de lojas de redes varejistas em Nova York voltou a cair em 2025, apesar da abertura de unidades emblemáticas em algumas regiões da cidade. Segundo a 18ª edição do relatório State of the Chains, elaborado pela organização sem fins lucrativos Center for an Urban Future (CUF), o total de lojas de redes caiu 1,3% no comparativo anual, o sexto recuo registrado nos últimos oito anos. A redução representa o fechamento líquido de 112 lojas em relação a 2024.
De acordo com o levantamento, a retração foi impulsionada principalmente por grandes redes nacionais já consolidadas. Sete das dez maiores cadeias presentes em Nova York diminuíram suas operações ao longo do ano. A Starbucks liderou os fechamentos, com o encerramento de 42 unidades, o maior número entre as redes que permaneceram ativas na cidade. Também apresentaram reduções significativas Claire’s, Staples, Old Navy, Duane Reade e Juice Press.
O estudo aponta ainda que 18 varejistas fecharam todas as suas lojas na cidade em 2025, o segundo maior número já registrado fora do ano de 2020, marcado pela pandemia. Redes como Rite Aid, Rent-A-Center, Party City e Forever 21 encerraram todas as unidades remanescentes em Nova York ao longo do ano.
Todos os distritos da cidade registraram queda líquida no número de lojas de redes. O Bronx apresentou a maior retração percentual, com redução de 2,5%, seguido por Staten Island, com queda de 2,4%. O relatório destaca que o Queens foi o único distrito com diversos bairros apresentando crescimento relevante, especialmente Long Island City, Forest Hills, Ridgewood e Astoria.
Em relação ao período anterior à pandemia, o número de lojas de redes na cidade está 17,6% abaixo do nível de 2019, o que representa uma perda líquida de 1.397 unidades. Mais da metade dos varejistas monitorados naquele ano opera atualmente com menos lojas em Nova York.
“O cenário do varejo em Nova York está passando por uma mudança profunda”, afirmou Jonathan Bowles, diretor executivo do CUF. “As redes tradicionais continuam reduzindo sua presença na cidade, mas os dados deste ano mostram um forte avanço de redes mais novas, especialmente no segmento de alimentos e bebidas.”
Entre as redes em expansão, o crescimento tem sido liderado por marcas mais recentes, academias e empresas de alimentos e bebidas. Club Pilates adicionou 13 unidades, seguida por Naya, com 10, Maman, Van Leeuwen e Wonder, com sete cada, e Miniso, com quatro. Estúdios de fitness e saúde abriram 18 novas unidades no total, com destaque para Club Pilates, SLT e StretchLab.
O relatório também indica que as redes de alimentação passaram a representar 55,8% de todas as lojas de cadeias nacionais na cidade, o maior percentual já registrado. Em 2024, esse índice era de 50,2%, e há dez anos, de 45,9%. Restaurantes fast casual, supermercados, pizzarias e padarias registraram aberturas líquidas acumuladas em dois dígitos ao longo de 2025.
O State of the Chains 2025 foi elaborado com base em dados coletados entre 7 de outubro e 10 de novembro de 2025, acompanhando todas as redes nacionais com pelo menos duas lojas em Nova York e ao menos uma unidade fora da cidade. A análise abrange tendências por distrito e por CEP, considerando mais de 8 mil lojas de redes varejistas.
O Center for an Urban Future é um think tank independente voltado à análise da economia de Nova York, com foco no fortalecimento da atividade econômica e na ampliação das oportunidades para a população da cidade.
Imagem: Freepik
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo
