Connect with us

Economia

Sebrae aponta queda na preocupação de PMEs com despesas

Levantamento mostra também que maioria dos empreendedores não repassa altos custos para consumidor

Published

on

Mulher jovem trabalhando em pequena empresa; PMEs; simples

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que pela primeira vez na série histórica a maior preocupação dos pequenos empreendedores não é mais o aumento dos custos. Além disso, o levantamento também mostrou uma queda no número de empresários que relataram alta nas despesas no último mês.

O levantamento Pulso dos Pequenos Negócios mostrou que 32% dos donos de micro e pequenas empresas consideraram, em julho, o aumento das despesas como maior preocupação. É o mesmo percentual de empreendedores que apontam a falta de clientes como o principal problema. Na última consulta, realizada em abril, o número de preocupados com aumento de aluguel, energia, combustível, entre outros, era de 38%.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, apontou o resultado como parte de uma melhora na economia brasileira. “O dono do pequeno negócio já sente isso nos seus custos diretos com energia, combustíveis, entre outras despesas da empresa”, comenta.

De acordo com a pesquisa, aproximadamente 7 em cada 10 empresários apontaram crescimento das despesas no mês de julho, um resultado melhor do que os quase 80% registrados no levantamento de abril. Os donos de pequenas empresas, no entanto, resistiram à possibilidade de repassar o aumento para seus consumidores, com 51% mantendo os preços e apenas 8% subindo os valores de seus produtos e serviços de forma integral.

“Os empreendedores ainda estão represando o aumento dos seus gastos ao consumidor para não perder vendas. O nível de endividamento das famílias ainda está reprimindo o consumo, mas acreditamos que o programa “Desenrola”, do governo federal, deve reativar a disposição dos brasileiros de voltarem a comprar, reaquecendo a economia”, pontua o presidente do Sebrae.

Mulher jovem trabalhando em pequena empresa; Sebrae divulga pesquisa

A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios foi realizada pela Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência do Sebrae Nacional, com apoio do IBGE, com 5.789 respondentes dos 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 25 e 31 de julho.