Economia
Segundo BC, rotativo do cartão subiu 6,4% em dezembro
Juros do rotativo subiram 6,4 pontos percentuais, chegando a 440,8% ao ano

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (6) que o juro médio total cobrado pelos bancos no uso do rotativo do cartão de crédito registrou um aumento de 6,4 pontos percentuais de novembro para dezembro. A taxa subiu de 434,4% para 440,8% ao ano.
No que diz respeito ao parcelado, o juro passou de 195,6% para 196,8% ao ano entre novembro e dezembro. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações tanto do rotativo quanto do parcelado, a taxa caiu de 91,4% para 89,5%.
O Congresso aprovou em lei que os juros do rotativo do cartão e do parcelado não poderiam ultrapassar 100% do valor principal da dívida, caso os bancos não chegassem a um acordo sobre o assunto, validado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Como não houve consenso, o limite para os juros e encargos da modalidade entrou em vigor em 2 de janeiro de 2024.
Além de estabelecer um limite para os juros do rotativo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, propôs aos setores envolvidos um máximo de 12 meses para o parcelamento sem juros. A autoridade monetária também considerou a possibilidade de alguma restrição nas tarifas de intercâmbio no cartão de crédito, porém, nenhuma das propostas avançou, ficando sujeitas a futuras discussões.
Imagem: