Marketing
Site lento? Isso vai custar caro para a sua marca
Os clientes têm grandes expectativas ao navegar em sites, e um site lento podem arruinar a experiência. Uma pesquisa de novembro da provedora de hospedagem Liquid Web revelou que 2 em cada 5 clientes ficam frustrados quando um site demora mais de 10 segundos para carregar.
Um site lento não apenas frustra o cliente, mas representa um ponto de atrito que pode levar à perda de receita. Três quartos dos consumidores que enfrentaram lentidão abandonaram o carrinho de compras, segundo a pesquisa com mais de 1.000 consumidores. Quase 2 em cada 5 abandonaram compras no valor de mais de US$ 100 por esse motivo.
Essas perdas se acumulam, especialmente durante os meses de alta demanda, como as festas de fim de ano. Enquanto o valor médio dos carrinhos abandonados é de US$ 65, os consumidores de Natal deixam em média US$ 70 em compras não finalizadas.
Sites lentos podem não apenas causar perda de vendas no curto prazo, mas também a perda de confiança do cliente no longo prazo.
Pouco mais da metade dos consumidores acredita que a velocidade de um site reflete a qualidade da marca.
Embora a confiança possa oferecer segundas chances, ela nem sempre garante terceiras ou quartas. Três quartos dos clientes disseram que esperariam mais tempo para um site carregar se fosse de uma marca que já conhecem e amam, mas metade dos consumidores afirmou que perdeu a confiança permanentemente após uma a cinco experiências ruins em sites.
As apostas são altas, segundo Jean-Christophe Pitié, diretor de marketing e parcerias da Contentsquare: “O custo de aquisição de clientes está subindo; as marcas estão gastando mais para atrair pessoas para seus sites e apps”, disse Pitié. “E elas não podem se dar ao luxo de errar.”
A Contentsquare descobriu que as principais reclamações dos clientes sobre experiências em sites eram erros de JavaScript e páginas que demoravam para carregar.
Felizmente, a maioria das causas de frustração são obstáculos evitáveis, segundo Pitié. “Problemas técnicos ou carregamentos lentos podem ser facilmente identificados e geralmente são rápidos de corrigir. O que pode mitigar problemas recorrentes é o monitoramento contínuo da experiência e uma abordagem holística para compreender o cliente.”
Imagem: Envato
Informações: Kristen Doerer para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo