• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce Economia

Luiza Trajano critica lojas chinesas: ‘A gente paga taxa e gera emprego'
Advertisement

E-commerce

O que vender pela internet? Descubra segmentos mais buscados

E-commerce

PMEs faturam 34% a mais no Dia das Mães de 2025

E-commerce

Punchout: o que é, como funciona e por que o varejo deve adotar

E-commerce

Geração Z e Millennials usam e-commerce e self-checkout para evitar interações sociais

E-commerce Operação

Por que a era da disrupção do e-commerce no varejo chegou ao fim

E-commerce

C2C: o que é, como funciona e qual seu impacto no varejo

E-commerce

Privalia: história, expansão e estratégias da gigante da moda online

E-commerce

TikTok Shop inicia operação no Brasil com foco em creators e marcas

E-commerce

ABComm estima aumento nas vendas no Dia das Mães

E-commerce

Luiza Trajano critica lojas chinesas: ‘A gente paga taxa e gera emprego’

Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, executiva afirma que concorrência com marketplaces estrangeiros é injusta

Publicado

2 anos atrás

on

20 de abril, 2023

Por

Bruno Meirelles

Em meio ao intenso debate sobre a taxação de compras até US$50 feitas por pessoas físicas junto a sites estrangeiros, que já resultou em algumas idas e vindas do governo federal, Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magalu, resolveu se pronunciar sobre o tema em entrevista excluvisa à Central do Varejo.

Questionada sobre as dificuldades das empresas do país em fazer frente aos sites de fora, especialmente os chineses, no que diz respeito a preço, variedade de produtos e eficiência logística, a executiva afirmou que considera a concorrência injusta.

“Não é que o varejo nacional está tendo dificuldade de concorrer com os chineses. É que eles não pagam imposto até um determinado valor. E a gente paga e gera emprego. Só que queremos é ter as mesmas condições deles. É uma concorrência injusta”, dispara.

Na visão de Luíza, o fato de as empresas nacionais pagarem uma série de taxas e tributos para importação faz com que elas contribuam com o país, mas dificulta na hora de ter preços competitivos com quem não tem esses custos. “Eles vendem aqui e não geram nenhum emprego. Já a gente vende gerando postos de trabalho e paga quase 37% de imposto. Não é certo”, resume Luiza Trajano.

A isenção de impostos para encomendas de até US$50 foi instituída em 2015 e tem sido um estímulo para o comércio eletrônico no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, em 2022, foram registradas mais de 32 milhões de importações de baixo valor, o que representa cerca de 80% das encomendas internacionais que chegam ao país.

A decisão de manter a isenção de impostos para encomendas de até US$50 foi comemorada pelos consumidores, que poderão continuar a fazer compras em sites do exterior sem ter que pagar impostos adicionais. No entanto, as empresas de varejo vêm criticando a medida por entenderem que ela desequilibra a balança da concorrência com os e-commerces estrangeiros.

Imagem: Bruno Meirellles/Central do Varejo

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com alta da produção, segmento de balas e gomas cresce 19% em 2022

Não perca

Shein anuncia fábrica no Brasil e prevê criar 100 mil empregos

Continue Reading

Você pode gostar

  • FBV FBV

    A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

  • Bath & Body Works Bath & Body Works

    Bath & Body Works nomeia veterano da Nike como CEO

  • tipos de consumidores; ia tipos de consumidores; ia

    1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

  • Trela Trela

    Trela amplia portfólio com quase mil novos itens e expande atuação para além da alimentação saudável

  • varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet

    O que vender pela internet? Descubra segmentos mais buscados

  • Hard Rock Cafe Hard Rock Cafe

    Hard Rock Cafe terá primeira unidade na cidade de São Paulo

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
FBV
Colunistas12 minutos atrás

A maior feira de varejo do Brasil (FBV)

Bath & Body Works
Operação42 minutos atrás

Bath & Body Works nomeia veterano da Nike como CEO

tipos de consumidores; ia
Comportamento2 horas atrás

1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação