• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce Economia

Luiza Trajano critica lojas chinesas: ‘A gente paga taxa e gera emprego'
Advertisement

E-commerce Marketing

Parceria entre Shein e Ludmilla impulsiona vendas em até 579%, aponta varejista

E-commerce Marketing

O que é “retail media” e por que varejistas precisam entender essa tendência

E-commerce

Americanas e Magalu firmam acordo de integração de operações digitais

E-commerce

11.11 registra crescimento de vendas e estabelece novos recordes no e-commerce brasileiro

E-commerce

Amazon abre vagas temporárias em São Paulo para Black Friday

Colunistas E-commerce Operação

Como transformar trocas e devoluções em ROI e fidelidade no pós-Black Friday

E-commerce

Negócios digitais e o futuro do varejo

E-commerce

E-commerces intensificam campanhas para o 11.11

E-commerce Marketing

AliExpress lança campanha 11.11 com Popó e Wanderlei Silva

E-commerce

Luiza Trajano critica lojas chinesas: ‘A gente paga taxa e gera emprego’

Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, executiva afirma que concorrência com marketplaces estrangeiros é injusta

Publicado

3 anos atrás

on

20 de abril, 2023

Por

Bruno Meirelles

Em meio ao intenso debate sobre a taxação de compras até US$50 feitas por pessoas físicas junto a sites estrangeiros, que já resultou em algumas idas e vindas do governo federal, Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magalu, resolveu se pronunciar sobre o tema em entrevista excluvisa à Central do Varejo.

Questionada sobre as dificuldades das empresas do país em fazer frente aos sites de fora, especialmente os chineses, no que diz respeito a preço, variedade de produtos e eficiência logística, a executiva afirmou que considera a concorrência injusta.

“Não é que o varejo nacional está tendo dificuldade de concorrer com os chineses. É que eles não pagam imposto até um determinado valor. E a gente paga e gera emprego. Só que queremos é ter as mesmas condições deles. É uma concorrência injusta”, dispara.

Na visão de Luíza, o fato de as empresas nacionais pagarem uma série de taxas e tributos para importação faz com que elas contribuam com o país, mas dificulta na hora de ter preços competitivos com quem não tem esses custos. “Eles vendem aqui e não geram nenhum emprego. Já a gente vende gerando postos de trabalho e paga quase 37% de imposto. Não é certo”, resume Luiza Trajano.

A isenção de impostos para encomendas de até US$50 foi instituída em 2015 e tem sido um estímulo para o comércio eletrônico no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, em 2022, foram registradas mais de 32 milhões de importações de baixo valor, o que representa cerca de 80% das encomendas internacionais que chegam ao país.

A decisão de manter a isenção de impostos para encomendas de até US$50 foi comemorada pelos consumidores, que poderão continuar a fazer compras em sites do exterior sem ter que pagar impostos adicionais. No entanto, as empresas de varejo vêm criticando a medida por entenderem que ela desequilibra a balança da concorrência com os e-commerces estrangeiros.

Imagem: Bruno Meirellles/Central do Varejo

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com alta da produção, segmento de balas e gomas cresce 19% em 2022

Não perca

Shein anuncia fábrica no Brasil e prevê criar 100 mil empregos

Continue Reading

Você pode gostar

  • Natura Natura

    Natura Friday 2025 direciona recursos para iniciativas comunitárias

  • Ludmilla Ludmilla

    Parceria entre Shein e Ludmilla impulsiona vendas em até 579%, aponta varejista

  • neurodivergência neurodivergência

    Neurodivergência: a vantagem competitiva inexplorada pelas empresas

  • Personalização; agentes de IA varejo; marketing Personalização; agentes de IA varejo; marketing

    IA, dados sintéticos e microcomunidades: Kantar destaca os pilares do marketing em 2026

  • Lululemon Lululemon

    Lululemon inaugura flagship de dois andares em Nova York

  • foodservice innovation zone foodservice innovation zone

    NRF 2026: Foodservice Innovation Zone revela o futuro da alimentação no varejo

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Natura
ESG13 horas atrás

Natura Friday 2025 direciona recursos para iniciativas comunitárias

Ludmilla
E-commerce15 horas atrás

Parceria entre Shein e Ludmilla impulsiona vendas em até 579%, aponta varejista

neurodivergência
Colunistas17 horas atrás

Neurodivergência: a vantagem competitiva inexplorada pelas empresas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.