Franchising
Spa Express cresce com modelo de conveniência e atendimento portátil
Com tratamentos feitos em casa, empresa quer expandir para o Sudeste a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
A Spa Express é uma empresa que nasceu em 2011 em João Pessoa, sob a liderança de Luciana Piquet, fundadora e CEO da empresa. A ideia surgiu quando Luciana estava em uma sala de espera de consultório médico e percebeu que as pessoas ficavam ociosas, sem ter muito o que fazer enquanto esperavam pelo atendimento. “Na época não tinha as redes sociais. Então ficávamos meio ociosos mesmo e foi quando surgiu essa ideia de pensar no modelo de negócio de manicure enquanto as pessoas esperavam seus atendimento”, explica a CEO.
Luciana decidiu fazer parcerias com clínicas e consultórios médicos, levando um carrinho de manicure portátil para atender os pacientes enquanto esperavam. Esse conceito inovador logo ganhou popularidade e a empresa começou a expandir, oferecendo serviços não apenas em consultórios, mas também em domicílio.
Com o tempo, a Spa Express identificou uma oportunidade de oferecer outros tipos de serviços além da manicure. Assim, expandiram para tratamentos estéticos corporais e faciais, como massagens relaxantes e drenagens linfáticas. A empresa recrutou uma equipe de massoterapeutas e especialistas em spa para atender os clientes em domicílio, proporcionando uma experiência relaxante e de bem-estar. Em 2014, a Spa Express formatou seu modelo de negócio de franquia, excluindo a parte de manicure do menu de serviços e se especializando exclusivamente em tratamentos estéticos corporais e faciais. Essa decisão se mostrou acertada, já que a demanda por esses serviços aumentou significativamente.
Para fortalecer sua expertise nesse segmento, a Spa Express firmou parcerias com empresas renomadas, como a Anna Pegova, uma linha francesa de cosméticos profissionais. Isso permitiu o desenvolvimento de protocolos exclusivos e o lançamento de serviços diferenciados, como a ReduxPOWER, uma técnica modeladora.
“Em 2015 vendemos nossa primeira unidade para São Luis (MA). Com a crise em 2016 reformatamos o modelo de negócios e 2017 vendemos para Recife(PE)”, conta. No entanto, foi em 2018 que a Spa Express experimentou um grande crescimento, com um aumento de 350% nas vendas de franquias. Esse sucesso evidenciou a eficácia do modelo de negócio da empresa e atraiu atenção em todo o Brasil. Porém, logo em seguida, a pandemia de COVID-19 atingiu o mundo, incluindo a Spa Express. Em 2020, a empresa precisou interromper temporariamente suas operações para garantir a segurança de seus clientes e colaboradores.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a Spa Express encontrou oportunidades no contexto de distanciamento social. Com as pessoas buscando serviços de bem-estar e cuidados pessoais em casa, a empresa se adaptou rapidamente e ofereceu atendimentos personalizados e seguros, seguindo todas as diretrizes de saúde e segurança. Essa abordagem permitiu à Spa Express continuar operando e atendendo às necessidades dos clientes durante esse período desafiador. “Enquanto muitas clínicas e salões queriam essa operação em domicílio, mas não tinham know how, nós já tínhamos essa tradição e experiência”, conta Luciana.
Hoje, a Spa Express conta com mais de 50 unidades, em 21 estados, em operação, que são divididas por área para que o franqueado possa explorar. “Em cidades menores não colocamos mais de um franqueado. Isso tem uma limitação na nossa capilaridade, mas é uma forma de crescermos de forma sustentável”, explica a fundadora, que ressalta que a franqueada não precisa necessariamente ser do mercado, quem precisa ter especialização é a equipe de terapeutas.
Falando sobre expansão, Luciana cita o interior dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como Minas Gerais. “As principais capitais já têm serviços como esse, então é mais difícil”, explica sobre a estratégia de penetração da companhia.
Outro ponto forte da empresa é a criação de protocolos próprios no menu de tratamentos. “Nós sempre iniciamos identificando a principal necessidade do cliente através de pesquisas de mercado, a partir disso desenvolvemos protocolos com a nossa equipe técnica de terapeutas master e através das equipes técnicas de nossos parceiros com a Bioage, por exemplo”, explica a especialista. “Os serviços mais pedidos são DrenoPOWER, ReduxPOWER e a massagem relaxante completa”, finaliza.
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