Operação
Tapi confirma aquisição da marca Carpetright e de 54 lojas, mas mais de 1.000 empregos são perdidos
A maior rival da Carpetright, Tapi, adquiriu a marca da rede e mais de um quinto de suas lojas após a administração.
A varejista de pisos adquiriu a propriedade intelectual da Carpetright, dois armazéns e 54 de suas lojas, o que, segundo a Tapi, salvará 308 empregos e “expandirá [o negócio] para várias áreas que atualmente não atendemos”.
No entanto, o acordo resultará na perda de 1.018 empregos no escritório central da Carpetright em Purfleet e nas 218 lojas restantes em todo o Reino Unido.
Os administradores da PwC disseram que manterão os funcionários no escritório central da empresa por um curto período para apoiar o encerramento das operações.
A Tapi, fundada em 2014 por Martin Harris, filho do fundador da Carpetright, Lord Harris de Peckham – que também é acionista, disse que fechará temporariamente as 54 lojas por alguns dias enquanto atualiza os sistemas de pedidos, linhas telefônicas e email, que ficarão fora de serviço até reabrirem.
A varejista disse que salvar todo o negócio era “inviável”, já que a Carpetright tem tido prejuízos materiais por vários anos e acumulou “dívidas significativas”. Acrescentou que considerou como a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) veria um acordo maior.
Jeevan Karir, diretor administrativo da Tapi, disse: “Nosso objetivo, inicialmente, era tentar salvar toda a Carpetright. No entanto, ao analisarmos os detalhes da situação, rapidamente estabelecemos que salvar todo o negócio era inviável.
“A empresa tem tido prejuízos materiais por vários anos e possui uma dívida significativa mantida pelo proprietário.
“Então, nos voltamos a tentar salvar um número de lojas, considerando como as autoridades de concorrência veriam qualquer acordo. Assim, chegamos a 54 lojas e dois armazéns de apoio. Todos são excepcionais e estamos orgulhosos de tê-los como parte da família Tapi.”
Zelf Hussain, administrador conjunto da PwC, acrescentou: “A Carpetright foi vítima dos desafios enfrentados por muitos varejistas, especialmente aqueles que vendem itens de grande valor. Uma mistura de fatores, incluindo uma grande redução no consumo devido à pressão do custo de vida, menores vendas de imóveis e um ataque cibernético debilitante tornaram impossível para a empresa continuar em sua forma atual.
“A venda de algumas lojas e da marca para a Tapi permitiu salvar mais de 300 empregos e dá à marca Carpetright a chance de continuar e prosperar sob sua nova administração.
“No entanto, é profundamente triste que, para o restante da força de trabalho, haverá demissões. Estamos comprometidos em ajudar os afetados e garantiremos que as reivindicações de demissão sejam processadas o mais rápido possível. Em colaboração com a Tapi, auxiliaremos nos esforços para ajudar os indivíduos a encontrar novos empregos em outros lugares.
“Sabemos que este é um momento incerto para muitos dos afetados e queremos agradecer a todos os funcionários pelo apoio que deram à empresa nessas circunstâncias difíceis.”
A Carpetright contratou a PwC para encontrar um comprador no início deste mês, pois lutava com o aumento da concorrência e uma desaceleração na demanda.
A especialista em pisos apresentou um aviso de intenção de nomear a empresa como administradora na mesma semana em que buscou um “período de proteção” enquanto trabalhava para finalizar um investimento adicional para garantir o futuro a longo prazo da empresa.
Entende-se que a Tapi foi a única empresa a apresentar uma oferta que envolvia resgatar tanto empregos quanto lojas – outras opções incluíam a liquidação total do negócio.
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Imagem: Envato
Informações: Aoife Morgan para Retail Gazette
Tradução livre: Central do Varejo