E-commerce
Temu supera Amazon entre consumidores
A Temu tem um forte apelo entre os consumidores conscientes de orçamento em comparação com a gigante do e-commerce Amazon, de acordo com uma pesquisa da Probolsky Research divulgada na semana passada. Quarenta por cento dos entrevistados disseram que a Temu era “muito mais barata” do que a Amazon, enquanto 36% afirmaram que a Temu era “um pouco mais barata”. Apenas 3% dos entrevistados disseram que a Amazon era “muito mais barata” ou “um pouco mais barata” do que a concorrente asiática.
A percepção dos consumidores de que a Temu é mais barata pode ser uma “grande vantagem” para a empresa “se eles mantiverem isso como parte de sua marca”, disse Adam Probolsky, presidente da Probolsky Research.
Os entrevistados da pesquisa incluíram 340 consumidores norte-americanos que fizeram pelo menos uma compra nos dois e-commerces no último ano. A Probolsky Research realizou a pesquisa entre 21 e 24 de junho.
“A Temu é mais competitiva do que muitos imaginam”, disse Probolsky em um e-mail para o portal Fashion Dive.
A Amazon foi classificada significativamente mais alta do que a Temu em termos de conveniência e experiência do cliente, com 66% dos entrevistados dizendo que a Amazon é “muito mais rápida”, e 15% dizendo que era “um pouco mais rápida” do que a Temu. Um por cento dos entrevistados disse que a Temu era “muito mais rápida”, e 3% disseram que era “um pouco mais rápida” do que a Amazon.
“Praticamente não há chance de que alguém possa replicar a ‘vantagem da última milha’ que a Amazon tem nos EUA”, disse Probolsky.
Quarenta e cinco por cento dos entrevistados disseram que tanto a Amazon quanto a Temu têm uma experiência de atendimento ao cliente semelhante. No entanto, a Amazon obteve uma pontuação mais alta do que a concorrente nesse ponto, com 33% dizendo que o atendimento ao cliente da Amazon era muito melhor do que o da Temu, enquanto 2% disseram que o atendimento ao cliente da Temu era muito melhor.
Outros 45% dos entrevistados disseram que ambas as empresas de e-commerce têm uma variedade de produtos semelhante. Vinte e quatro por cento disseram que a Amazon tinha uma variedade muito maior, enquanto 3% disseram que a Temu tinha uma variedade muito maior.
Em termos de políticas de devolução, 39% dos entrevistados disseram que as empresas tinham políticas semelhantes, mas 32% disseram que a política da Amazon é muito melhor, enquanto apenas 3% disseram que a da Temu era muito melhor.
As avaliações são cruciais para ambas as plataformas, disse a Probolsky Research no relatório, com 58% dos entrevistados dizendo que as avaliações são igualmente importantes para ambas. No entanto, 17% disseram que as avaliações eram muito mais importantes na Amazon, e 6% disseram que as avaliações eram muito mais importantes na Temu.
“Isso reflete o papel das avaliações em influenciar as decisões de compra, com o extenso sistema de avaliações da Amazon sendo uma vantagem competitiva”, observou a empresa de pesquisa no relatório.
A Temu é relativamente nova no espaço do e-commerce, tendo sido lançada nos EUA em 2022. No entanto, ela cresceu rapidamente em popularidade.
Um relatório separado, divulgado no início deste ano pela Omnisend, revelou que 17,5% dos entrevistados acreditam que a Temu poderia superar a Amazon como a principal plataforma de e-commerce. Na mesma pesquisa, os consumidores disseram que confiam mais na Amazon, mas os padrões de gasto não corresponderam a esses resultados.
Imagem: Envato
Informações: Laurel Deppen para Fashion Dive
Tradução livre: Central do Varejo