Inovação
Tendências de moda da São Paulo Fashion Week 2024
Texturas, tons terrosos, franjas, transparências e jeans foram algumas das principais tendências que apareceram nas passarelas
A 57ª edição do São Paulo Fashion Week aconteceu entre os dias 9 e 14 de abril, lançando diversas tendências para o mercado da moda brasileira e mundial. O evento é o maior de moda da América Latina, e o quinto maior do mundo.
Durante os dias, ocorreram mais de 40 desfiles de marcas nacionais e internacionais, lançando tendências para a próxima estação no Brasil. Algumas trends já haviam aparecido no ano anterior, ou nas edições Fashion Week ao longo do mundo, outras lançam novidades para o inverno.
Na SPFW desse ano, houve grande presença de modelos mais velhas em meio às modelos jovens, além de contar com um casting de todas as regiões do Brasil, e algumas modelos curve (manequins 40 a 44).
Veja as principais tendências de moda que rolaram nas passarelas do São Paulo Fashion Week deste ano:
Franjas
As franjas apareceram de diversas formas nas passarelas, maiores ou menores, de materiais que vão desde o couro até as redes. As franjas remetem ao estilo cowboy, mas também aparecem em looks delineados e com tecidos diferentes.
Texturas
As texturas foram muito exploradas no SPFW, de diferentes formas. Tecidos acetinados, flores em 3D, veludos, tecidos felpudos e brilho apareceram em diversas marcas, trazendo personalidade e estilo para os looks.
Cores: Tons terrosos, verde, off-white
As cores que mais bombaram nas passarelas do SPFW foram diversos tons de verde (verde musgo, verde oliva, verde bandeira, etc), marrons e tons terrosos e o branco, ou melhor, o off-white. Looks inteiros em verde dominaram os desfiles, assim como degradês de tons terrosos. Na parte dos brancos, também looks inteiros de uma mesma cor, voltada para off-white amanteigado (um pouco amarelado) ou simplesmente brancos.
Transparências
A transparência apareceu em abundância na SPFW, ousando em naked dresses que deixavam o corpo das modelos à mostra. Os tecidos variaram bastante, entre crochês e outras texturas, até os clássicos tecidos leves e fluidos.
Jeans
O jeans nunca sai de moda, mas, dessa vez, ele apareceu de formas inovadoras, apostando em diversas peças do guarda-roupa, e em volumes em diversas partes do corpo.
Tecnologia
A tecnologia foi outra característica preponderante na SPFW, como tem acontecido nos últimos anos das passarelas. Dessa vez, as marcas Aluf e Martins utilizaram a Inteligência Artificial para criar estampas; a Forca Studio levou um cachorro robô e um drone para acompanhar as modelos na passarela e Gloria Coelho levou um bebê robô nos braços enquanto desfilava.