Connect with us

Comportamento

Tendências de vendas para época de festa junina

A expectativa é que os produtos tradicionais da festa junina sejam mais procurados em suas versões light e sem açúcar

Published

on

homem comendo pipoca em festa junina

No Brasil, o fim do primeiro semestre do ano traz consigo não apenas o início do inverno, mas também uma das festas mais esperadas e celebradas: a festa junina. Com suas danças, comidas típicas e tradições culturais, essa festividade se tornou um momento de grande movimento para o varejo alimentício. 

A COPRA Alimentos, empresa pioneira e referência nacional na produção de derivados do coco no Brasil, espera que, para 2024, a tendência para este período seja o aumento da procura pelas versões light e sem açúcar de produtos que fazem parte dos pratos típicos dessa festividade.

Em meio à festa junina, as comidas típicas ocupam lugar de destaque. Desde as tradicionais paçocas, pé-de-moleque e canjica até os mais elaborados pratos como o bolo de milho, a pamonha e o quentão, o cardápio junino é repleto de iguarias. Apesar de deliciosos, os tradicionais pratos da festividade não são considerados os menos calóricos.

Por isso, existe uma expectativa de que, para 2024, a tendência seja pela reinvenção dos pratos típicos, onde eles serão adaptados para uma versão mais saudável e também para todos os tipos de dietas como as veganas, sem glúten e sem lactose. 

“Desde a pandemia, nós temos observado a busca do brasileiro por uma alimentação mais saudável, mas sem deixar de celebrar todas as datas tradicionais que temos durante o ano. Logo, temos notado um aumento da busca de produtos típicos, mas em suas outras versões como o leite de coco light, o açúcar e a farinha de coco, dentre outros”, afirmou Hélcio Oliveira, presidente da Copra. 

O executivo explica ainda que a importância do São João para o varejo alimentício vai além do impacto econômico. Essa festividade representa um momento de união e celebração para as comunidades, criando uma atmosfera de confraternização que favorece o consumo. “As famílias se reúnem em torno da mesa para compartilhar as delícias juninas, fortalecendo laços afetivos e criando memórias que perduram por gerações”.

Imagem: Freepik