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E-commerce

TikTok Shop: rede social anuncia nova plataforma de vendas

Loja virtual permitirá que usuários comprem produtos direto no app

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Jovens gravando vídeo de dança em celular; TikTok Shop é lançado nos EUA

O TikTok é a mais nova plataforma de redes sociais a entrar no universo do e-commerce nos Estados Unidos. A gigante anunciou na última semana que o TikTok Shop já está em pleno funcionamento nos EUA, após um breve período de testes no fim de 2022.

A plataforma de vendas do TikTok pretende fazer com que os mais de 150 milhões de usuários da rede social no país encontrem e comprem produtos utilizados em transmissões ao vivo (lives), marcados na seção “For You” do aplicativo.

Além disso, o TikTok Shop também oferece um programa de afiliados para criadores de conteúdo se conectarem com marcas para parcerias baseadas em comissões. A logística fica toda por conta do TikTok, que será responsável por armazenar, embalar e enviar os produtos comprados.

Segundo a empresa, o TikTok Shop busca oferecer às pessoas “um lugar para experimentar a alegria de descobrir e comprar produtos sem sair do aplicativo”, afirmando ainda que é a plataforma favorita de cerca de 5 milhões de negócios.

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Sucesso na Ásia, TikTok Shop teve dificuldades para entrar nos EUA

Antes de entrar nos Estados Unidos, o TikTok Shop já estava disponível em regiões da Ásia e no Reino Unido. De acordo com a Reuters, uma das regiões onde a rede social chinesa tem maior penetração é o sudeste asiático, com mais de 325 milhões de visitantes por mês.

Nessa região, o TikTok Shop foi responsável por US$ 4,4 bilhões (R$ 22 bilhões) em transações no ano de 2022, em franca concorrência com outras gigantes como Shopee e Alibaba, dona da AliExpress.

A plataforma de e-commerce do TikTok chega nos Estados Unidos em meio a tentativas fracassadas da marca em adentrar neste mercado, como uma parceria com o Shopify em 2021, e marcação cada vez mais cerrada do poder público americano.

Figurando entre os mais populares aplicativos do país, com grande popularidade entre adolescentes e jovens adultos, o TikTok é considerado por muitos legisladores americanos uma ameaça à segurança nacional. A razão são as políticas de privacidade da rede, consideradas controversas, além de sua origem (o TikTok é uma marca da empresa chinesa ByteDance).

A empresa afirma que as informações e dados de usuários do TikTok estão de acordo com as leis e políticas dos Estados Unidos e que está comprometida em oferecer um ambiente seguro, que permita às pessoas comprarem com conveniência e conforto.

“Usamos uma combinação de tecnologia e moderação humana para garantir o cumprimento de nossas políticas. Vendedores e produtos que infrinjam as regras serão removidos”, afirmou a rede.

Mesmo com as preocupações legais, 75% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos esperam ter uma atenção maior ao TikTok nos próximos meses, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Capterra. Além disso, 87% dos consultados afirmam que o TikTok é uma plataforma viável para o marketing de longo prazo.

O TikTok Shop, lançado recentemente nos Estados Unidos e já presente no Reino Unido e em partes da Ásia, não tem previsão de chegar ao Brasil.

Imagem: Envato