Economia
Tíquete médio da cerveja sofre aumento no 1º semestre de 2024
Mesmo com alta, bebida se mantém no carrinho de compras dos brasileiros
Um levantamento recente da Horus, uma solução de análise de dados da Neogrid, mostrou que o preço médio por litro de cerveja no Brasil aumentou 2,8% em junho de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. No mesmo estudo, foi constatado um aumento de 2,1% no tíquete médio, que passou de R$ 34,86 no primeiro semestre de 2023 para R$ 35,60 em 2024.
Os dados indicam que a cerveja continua a ser um item frequente nas compras dos brasileiros, com variações regionais no consumo. A região Nordeste lidera em termos de quantidade média de itens adquiridos, com oito unidades por compra, enquanto a região Sul apresenta a maior frequência de compras, com 10,4 aquisições por período. Já o maior gasto médio por compra foi registrado na região Norte, com R$ 40,88, enquanto o Sudeste teve o menor gasto médio, de R$ 33,56 por compra.
Em relação às preferências de consumo, a cerveja clara aparece mais uma vez como a mais popular no país, se mantendo na liderança tanto em número médio de itens adquiridos, com 7,4 unidades por carrinho, quanto no tíquete médio, que é de R$ 35,67. A cerveja sem álcool ocupa a segunda posição, com uma média de 4,4 itens por carrinho, seguida pelas cervejas escuras e artesanais, que têm uma média de 3,9 e 3,2 produtos, respectivamente.
Os dados foram divulgados pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, no Dia Internacional da Cerveja, celebrado na última sexta-feira, 2 de agosto.
Imagem: Envato