Connect with us

Economia

Tomar café da manhã em casa ficou mais barato em 2023

Alternativa a comer fora de manhã pode fazer consumidores economizarem até 3,8%, segundo Apas

Published

on

Mesa cheia de ingredientes de café da manhã, com pessoa passando geleia em torrada

De acordo com o relatório do Índice de Preços dos Supermercados, realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), tomar café da manhã em casa foi muito mais vantajoso que comer fora para os paulistas em 2023. Isso porque os preços dos principais itens de café da manhã tiveram redução de -3,8% no preço no ano passado.

Esse resultado gera um grande impacto no bolso dos brasileiros, uma vez que, em 2022, os produtos de café da manhã tinham encarecido 22%. Agora, com essa baixa, é possível fazer compras com mais tranquilidade.

Os principais itens que influenciaram a baixa no índice foram o leite longa vida (-7,7%) e o café (-9,1%). Por outro lado, os derivados do trigo tiveram alta: o pão francês subiu 2,8% no preço, e o pão de forma ainda mais, com 8,5%. O presunto foi outro alimento que encareceu: em 2023 ele foi 6,3% mais caro.

Como resultado da baixa no preço do leite, derivados como queijos, iogurtes e manteiga também recuaram de valor no ano passado. A muçarela teve um preço -3,6% mais baixo, e o requeijão -0,9%. Além disso, a margarina foi o produto que mais barateou em 2023, com -16,2% no valor.

Se comparado o mês de dezembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, o resultado foi 0,3% maior, com altas do pão francês (3,2%), muçarela (1,8%) e requeijão (1,7%). Do lado dos produtos que recuaram estão leite longa vida (-1,9%) e margarina (-1,9%), que seguraram a inflação do setor, mantendo-a em um índice menor do que 1.

Imagem: Envato