Colunistas

TOP 50 FRANQUIAS – O que esse ranking reflete sobre o passado, presente e futuro do franchising no Brasil ?

Publicado

on

Nos últimos anos, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) publica um ranking das 50 maiores franquias do Brasil, e também das 20 maiores microfranquias do Brasil. Como profissional do franchising, sempre acompanho, e fico feliz por saber que já pude contribuir com 7 das marcas desse ranking, que ajudei de alguma forma a atingir esse patamar.

Dessa vez, mais do que compartilhar e comentar, identifiquei alguns pontos que podem dizer muito sobre o passado, o presente e o futuro do franchising no Brasil.

Analisando o ranking, podemos analisar história, inovação, consistência, tendências e escolhas, que trouxeram essas marcas até aqui. O que não vemos aqui, são marcas que já estiveram no ranking, mas acabaram saindo, ou até mesmo sumindo do mercado. Mas vou me concentrar na análise das que estão aqui, para entender o que esse ranking nos conta nas entrelinhas:

TOP 10:

franchising

  1. CACAU SHOW – Tiro o chapéu para essa marca. A primeira loja fundada em 2001, ou seja, 23 anos com lojas e franquias, se tornou a maior rede de franquias do Brasil. E porque? Além da criação de uma marca consistente, e produtos de qualidade e inclusivos, investe em diversos modelos de negócio para sua expansão: lojas franqueadas, lojas próprias, lojas temporárias, quiosques, container, carrinhos de sorvete, vending machine, porta a porta, corporativo, ou seja, está onipresente em todos os canais possíveis e entendeu que franquia é um canal de expansão, e para tal, precisa dos formatos que se adaptem ás necessidades e oportunidades locais. Em 1 ano, abriu 1.000 lojas, a maioria containers, e estava só começando com o modelo. O céu é o limite para a Cacau Show.
  2. O BOTICÁRIO – Marca que teve sua primeira franquia aberta em 1980, lá se vão 44 anos de história no franchising, foi líder desse ranking por décadas, e é sinônimo de franquia no Brasil. Se eu fosse traduzir em uma palavra, eu diria que essa marca é “consistente”, é uma escola de franchising, faz tudo com maestria, tem franqueados fortes, prepara profissionais internos e para o mercado, e merece estar onde está. Hoje, expande majoritariamente (ou somente) com franqueados da própria rede, criou uma conexão e cultura única com eles, e já tem processo de sucessão para 2 ou 3 gerações de famílias. É um sucesso comprovado.
  3. O McDonald’s – É sinônimo de franchising no mundo inteiro. Nos EUA tem mais de 14.000 franquias, o que significa que ainda tem bastante espaço aqui no Brasil, ainda mais porque aqui a concorrência sofre para competir com ele. Essa marca eu comecei minha história no varejo, com 14 anos, e nunca mais esqueci os padrões que aprendi por lá. Com lojas em tamanho reduzido, e com foco cada vez mais em Delivery e Drive Thru, nesse formato mais enxuto, pode dobrar de tamanho no Brasil, pois se adapta assim em várias cidades e bairros que ainda não está presente.
  4. ORTOBOM – Faz um trabalho firme e consistente há anos. Aqui mostra uma tendência de mercado, apesar do e-commerce, esse um produto que requer show room, visita, tocar, conhecer, e as lojas cumprem muito bem esse papel. O modelo dessa franquia, onde estoque é muito bem gerido entre as partes, faz dela um sucesso. Diversas outras redes estão se espalhando pelo mercado, várias marcas nacionais e internacionais, mas a ORTOBOM continua consistente aqui já há anos.
  5. LUBRAX / AM PM / BR MANIA / SELECT – Essas marcas pegam carona no trabalho das distribuidoras, que para os postos de gasolina tem contratos de sublocação, arrendamento, concessão, e diversos formatos. Porém, para as lojas de conveniência, escolheram o modelo de franquias, que é mais padronizado e com relação regida por uma lei específica. Estão sempre se alternando aqui no ranking, pois o Brasil ainda é um país de carros a combustão, e necessita de muitos postos. Isso vai mudar, e vamos ver como as lojas de conveniência irão se adaptar a isso.
  6. ODONTOCOMPANY – O mercado de Odontologia tem diversos players com rede robustas, com 300, 400 , 500, 1.000 unidades… mas o número dessa marca demonstra que tem um modelo de negócios e expansão acima da média, com proposta de valor, que a fez ser líder do ranking no segmento. O Brasil é um país carente nessa área, o governo pouco atua aqui, deixando um mercado imenso a ser explorado, e essa marca faz isso como ninguém.
  7. ÓTICAS CAROL – O envelhecimento da população, telas e luzes para todo lado, e a atuação restrita do governo nessa área (prevenção) , faz com que tenhamos uma mar de oportunidades nesse segmento. Porém, não é fácil chegar aqui, mercado altamente pulverizado com mais de 190.000 lojas que comercializam óculos, então das 1408 dessa marca, mostra que ainda tem bastante mercado para crescer. Ainda temos no TOP 50 a OTICAS DINIZ, CHILLI BEANS, MERCADÃO DOS ÓCULOS, e outros players crescendo a passos largos, aqui tem uma tendência de mercado promissora para os próximos anos ainda.
  8. TENDENCIAS DE MERCADO (GELADOS) – Temos aqui uma tendência com redes voltadas para sorvetes e afins, onde a OGGI SORVETES se destaca com incríveis 1.109 unidades, mas ainda chamo atenção para CHIQUINHO (921), a novata no ranking THE BEST AÇAÍ (573) e a queridinha MILKY MOO (518), e temos visto crescimento da BACIO DI LATTE, da BORELLI, e outros negócios de sorvetes, shakes, açaí e até o retorno da YOGOBERRY com novo formato e crescendo.
  9. TENDENCIAS DE MERCADO (NEGÓCIOS AUTONOMOS) – A estreia da LAVATERIA (452) nesse ranking esse ano, nos mostra o que todos devem estar vendo nas ruas das grandes cidades: lavanderias autônomas, em containers ou diversos formatos. Assim como os mercados autônomos, a MARKET4U ( 2.185 ) no ranking das microfranquias, são grandes tendências para o presente e futuro, negócios com pouca mão de obra, automação, e muita tecnologia embarcada, chegaram para ficar.
  10. ESTREANTES – As marcas NATURA, FINI, LAVATERIA , THE BEST AÇAÍ e MILKY MOO estrearam no ranking esse ano, sendo que já falei das ultimas 3. A NATURA (984) na verdade, já vem com um trabalho de expansão desde 2016, porém não fazia parte da ABF e não entrava no ranking. Como se filiou ano passado, entrou no ranking pois já tinha um crescimento consistente, e atingiu um patamar sugestivo em apenas 8 anos como franquia. A FINI (400) estreia no ranking e se aproveita de sua incrivel força de marca, com diversas parcerias com outras marcas, influencers e muita força nas redes sociais, e deve continuar crescendo, pois é uma Brand Love.
  11. DESTAQUES – Outras marcas que não são estreantes mas também surpreendem pelo crescimento, são as marcas CRESCI e PERDI (559), CHEIRIM BÃO (553) e MAIS1CAFÉ (502) . A primeira mostra a força da economia circular, já temos PEÇA RARA, ENJOEI e outros negócios relacionados a brechós que crescem e certamente terão várias vertentes para acompanharmos com outros negócios nos próximos anos. Já os 2 cafés, surpreendem porque temos outras marcas no mercado operando há anos, que já cresceram , encolheram, alternam de tamanho, e 2 marcas relativamente novas surpreendem ao atingir as lideranças no segmento no Brasil.
  12. UMA APOSTA DE SUCESSO – A marca que mais cresceu em 2023 havia sido a DECOR COLORS , de tintas especiais. Você conhece alguma rede de tintas de marca própria no Brasil? Certamente que não, pois mesmo quem tentou, não teve sucesso. Mas essa marca, com seus produtos diferenciados, marca própria e uma força incrível nas redes sociais, tem encarado as gigantes do setor de frente, e salta 8 posições no ranking de 2023 para 2024, que mostra que vem fazendo trabalho consistente, e temos vistos outras redes de tintas e segmento de construção civil crescendo no franchising , como a CASA DO CONSTRUTOR, também presente aqui no ranking há alguns anos.

Os desafios das marcas de IDIOMAS , algumas encolheram após a pandemia, demonstra resiliência e adaptação, para entender os novos cenários e ainda se manterem aqui entre as maiores franquias do Brasil (5 marcas) , e sempre foram muito presentes no franchising do Brasil, afinal, a primeira franquia do Brasil foi a rede de idiomas YÁZIGI, na qual tive a honra de contribuir por anos com sua expansão e consolidação, assim como com a WIZARD.

Não dava para escrever aqui sobre as 50, tentei resumir aqui um pouco do Passado, Presente e Futuro do franchising, aos olhos desse ranking. Assim que possível, falarei também sobre as microfranquias, temos alguns segmentos surpreendendo ali no ranking, e vamos falar sobre essas tendências.

Imagens: Ivan Ferreira


Ivan Ferreira*Ivan Ferreira é COO da Holding de franquias Japp, de João Appolinário, com as marcas de franquias Decor Colors, Polishop, Mega Studio, Wise Home e outras. É consultor de franquias e varejo com MBA de franquias da FIA/ABF, além de especialista em análise de franqueabilidade e canais, formatação e gestão. Master Franqueado de uma rede de açaí, também já contribuiu com os Comitês de BI, Moda, Food Service e Expansão da ABF.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *