Economia
Track&Field investe em omnicanalidade e triplica tamanho em 5 anos
Receita líquida da empresa cresceu 20,5% em 2023, ultrapassando R$ 683 mi
Após anunciar seus resultados financeiros de 2023 e com um notável crescimento médio anual de vendas de 26%, a Track&Field triplicou seu tamanho nos últimos cinco anos. Uma das líderes no segmento de wellness no Brasil, a companhia anunciou seus números do quarto trimestre de 2023 (4T23) e o acumulado do ano. A solidez de sua performance foi sustentada por estratégias acertadas e rigor operacional.
No 4T23, a receita líquida registrou um aumento de 19,8% em comparação ao mesmo período de 2022, totalizando R$ 221,9 milhões. Esse avanço foi impulsionado pelas vendas dos últimos três meses, durante o período que engloba a Black Friday até o Natal, quando os consumidores reafirmam a preferência pela marca ao presentear.
Ao considerar o acumulado de 2023, a receita líquida atingiu R$ 683,7 milhões. O número aponta para um crescimento de 20,5% em relação ao ano anterior. O EBITDA ajustado e o lucro líquido ajustado também apresentaram sólido desempenho, com incrementos de 23,5% e 20,8%, alcançando R$ 155,8 milhões e R$ 120,8 milhões, respectivamente.
Fernando Tracanella, CEO da Track&Field, atribui o sucesso ao acerto no lançamento de novos produtos e à estratégia de inovação e expansão, fundamentada na consolidação do novo modelo de loja, aceleração dos canais digitais e êxito na estratégia de omnicanalidade.
“Tivemos uma excelente receptividade do aumento da grade da Linha Kids, onde passamos a oferecer produtos a partir do tamanho 4, e da Linha Teen, lançada em dezembro, voltada para crianças e adolescentes que buscam conforto e estilo, consolidando a Track&Field como uma marca que veste todas as gerações”, analisa Tracanella.
Além do que foi pontuado pelo CEO da Track&Field, 32 novas lojas foram inauguradas ao longo do ano, 17 delas no 4T23. Houve ainda a reforma de 21 unidades da marca, aderindo ao novo conceito, o que contribuiu significativamente para esse desempenho, evidenciando um crescimento de 34,8% nas lojas reformadas.
O sell out no 4T23 aumentou em 20,1% e atingiu R$ 390,4 milhões. No acumulado de 2023, alcançou R$ 1,2 bilhão, o que representa um aumento de 19,4% em relação a 2022. As vendas digitais, impulsionadas por inovações como a “vitrine infinita” e o social selling, demonstraram crescimento expressivo e contribuíram para o fortalecimento do ecossistema da Track&Field.
Com o objetivo de manter o foco na ampliação da capilaridade, conquista de novos territórios e expansão internacional, a Track&Field projeta dobrar o número de lojas reformadas em 2024. A companhia destaca a inauguração da primeira loja na Europa, em Cascais, Portugal, como marco inicial de um projeto ambicioso que engloba franquias e a plataforma de eventos TFSports.
Inovação contribui com aumento no tamanho da Track&Field
Ao passar a investir na omnicanalidade, a Track&Field integrou o ambiente digital ao físico. Essas mudanças têm desempenhado um papel essencial na consolidação do ecossistema da empresa. As iniciativas resultaram em um aumento nas vendas, na otimização da produtividade das equipes e no incremento do ticket médio.
Nesse cenário, a “vitrine infinita” se destacou como uma ferramenta que ampliou a visibilidade do estoque online e dobrou sua influência nas vendas digitais. Atualmente, 229 lojas já adotam essa estratégia. As vendas no e-commerce cresceram 25,5% em relação a 2022, evidenciando os benefícios das melhorias focadas na experiência do consumidor. Além disso, em 2023, 78,5% das vendas online foram concretizadas pelas lojas físicas, que operam como eficientes minicentros de distribuição.
O social selling, método de influência digital nas vendas, gerou resultados positivos. No último trimestre (4T23), as vendas nessa modalidade cresceram 35,2% em comparação ao ano anterior, o que representa expressivos 40% do total vendido no trimestre. O CEO Tracanella comenta que este sucesso reflete a abordagem comercial assertiva da empresa, bem como a capacidade contínua de inovação na estratégia operacional.
O tfmall, um marketplace de produtos premium, incorporou 3 novos vendedores durante o 4T23, totalizando 9 marcas com alta sinergia com a T&F e seus consumidores. Isso reforça a conexão da empresa com um estilo de vida ativo e saudável. A TFSport, por sua vez, alcançou mais de 588 mil usuários no final do ano, registrando um crescimento de 52,0% em relação ao ano anterior. Mais de 6 mil treinadores estão conectados ao aplicativo, oferecendo aulas e eventos. Ao longo de 2023, foram realizados mais de 2 mil eventos/experiências, incluindo 81 corridas de rua no circuito Santander Track&Field Run Series, 35 etapas do Track&Field Open de Beach Tennis, 355 eventos do T&F Experience e 1.612 aulas do Programa Continue em Movimento.
Expansão nacional e internacional
Se até 2023 a companhia triplicou seu tamanho, para 2024 a Track&Field mantém o foco na ampliação da capilaridade e conquista de novos territórios, especialmente através da rede franqueada. A empresa busca duplicar o número de lojas reformadas, considerando estabelecimentos próprios e franquias, que têm demonstrado desempenho acima da média. No primeiro semestre, a inauguração da primeira loja na Europa, em Cascais, Portugal, marca o início de um projeto de expansão internacional.
“É o início de um projeto de expansão internacional, no qual estamos entrando não somente com a abertura de uma loja, mas com todo o ecossistema de bem-estar da marca, incluindo o nosso modelo de franquias e a plataforma de eventos e experiências TFSports”, finaliza Tracanella.
Imagem: Reprodução/Track&Field