E-commerce
Transações por PIX tem aumento de mais de 1000% na Black Friday desse ano
A forma de pagamento mais popular do Brasil domina principalmente no e-commerce, que foi principal meio de compras na Black Friday
O pix é a forma de pagamento mais popular do Brasil, como afirma o presidente do Banco Central. A forma de pagamento está à frente do uso de cartões e de dinheiro físico. No e-commerce, o pix tem aceitação de 100% dos consumidores. Uma vez que esse foi o principal meio de compras na Black Friday, o pix teve aumento de mais de 1400% de uso durante a data, segundo uma pesquisa da Asaas, conta digital para empresas.
O levantamento avaliou mais de 130 mil clientes da Asaas, e o resultado mostrou um aumento mais que expressivo na quantidade de transações via PIX no período de 21 a 27 de novembro de 2022 e 2023. Segundo um estudo da Fiserv, essa modalidade de pagamento movimentou cerca de R$ 67 milhões no Brasil durante as promoções da data.
O segundo tipo de transação mais realizada foi o boleto, com aumento de 42%, seguido de cartão de crédito, com 90%.
De acordo com o Asaas, considerando o total de transações criadas, o número aumenta ainda mais, para 325% quando comparado com 2022. De acordo com a empresa, isso evidencia um mercado cada vez mais aquecido.
Atualmente, a modalidade de pagamento instantâneo, o pix, tem 155,8 milhões de brasileiros cadastrados, frente aos 214 milhões de habitantes. A adesão mostra a busca dos consumidores por uma forma prática, rápida e sem custo de pagamento, que possa resolver tudo em poucos minutos, especialmente quando estamos falando de comércio eletrônico.
De acordo com o Banco Central, a tendência é que o pix ganhe ainda mais espaço, com previsões de lançamento de uma nova etapa que possa até substituir cartões de crédito. Além disso, o pix já está sendo incorporado por outros países que mantêm relações comerciais com o Brasil.
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil