Inovação
TruckPag cria Comitê dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A marca se compromete com iniciativas em busca de se alinhar às metas estabelecidas pela ONU
A TruckPag cria Comitê dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A empresa é uma startup de meios de pagamento para combustível de frotas de caminhões, criada há 3 anos em Cascavel, PR. A ação foi uma iniciativa do CEO da marca, Kassio Seefeld, que, de acordo com Rafaela Favarin, uma das responsáveis pelo Comitê, é muito ligado às causas do desenvolvimento sustentável.
Os ODS são um conjunto de objetivos estabelecidos pela ONU para a Agenda 2030, ou seja, para serem alcançados em conjunto pelos países parceiros até o final da década. São eles:
- erradicação da pobreza;
- fome zero e agricultura sustentável;
- saúde e bem-estar;
- educação de qualidade;
- igualdade de gênero;
- água potável e saneamento;
- energia limpa e acessível;
- trabalho decente e crescimento econômico;
- indústria, inovação e infraestrutura;
- redução das desigualdades;
- cidades e comunidades sustentáveis;
- consumo e produção responsáveis;
- ação contra a mudança global do clima;
- vida na água;
- vida terrestre;
- paz, justiça e instituições eficazes;
- parcerias e meios de implementação.
No Brasil, todo órgão e projeto público precisam estar associados a pelo menos um ODS. Porém, as empresas privadas podem escolher, ou não, se alinhar a esses objetivos sócio-econômico-ambientais. No caso da TruckPag, a escolha foi sim, e, no final de 2022, foram escolhidas três mulheres para comandar um comitê próprio da empresa para o alinhamento das ações com o desenvolvimento sustentável.
Algumas das principais ações da empresa, segundo Favarin, são a separação adequada do lixo, economia de energia, de água, conscientização dos colaboradores, redução do lixo, incentivo à nutrição, práticas esportivas, entre outras.
A empresa, enquanto uma facilitadora de pagamento de combustível para frotas, está envolvida também com o uso de combustíveis fósseis, relacionado ao ODS 13, “ação contra a mudança global do clima”. Na cúpula da Amazônia, que ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto em Belém, o principal assunto discutido foi a continuação da utilização de combustíveis fósseis ou não pelos países. Nesse sentido, Favarin ressalta que a empresa busca mitigar os danos causados pela queima de combustível: “a gente incentiva os nossos clientes a fazer utilização da arla, que é um acessório para reduzir a emissão de gases poluentes”, afirma.
Outro ponto importante é que o Comitê criado pela TruckPag é comandado integralmente por mulheres. Foram três as representantes escolhidas pelo CEO para gerenciar a ação, que também pode ter participação de qualquer membro da empresa. “Nós trabalhamos no meio de transporte rodoviário de cargas, que é um ambiente é masculino. Então trazer nosso time de três mulheres à frente dessa iniciativa é de extrema importância e exemplo também para outras empresas”, explica Favarin.
Imagem: Envato