E-commerce
Ulta Beauty amplia operação digital com novo marketplace próprio

O marketplace online da Ulta Beauty já está disponível no site e no aplicativo da varejista de beleza. Os planos para o lançamento da plataforma, desenvolvida em parceria com a Mirakl, foram anunciados em março como parte da estratégia Beauty Unleashed, criada para enfrentar a queda nas vendas e a perda de participação de mercado.
A Ulta posiciona o movimento como uma forma de ampliar sua presença digital com um portfólio mais diversificado e acelerar o tempo de entrada de novos produtos em categorias emergentes e tendências. O novo marketplace é um dos principais pilares da transformação digital em curso na companhia, uma das três frentes estratégicas do plano Beauty Unleashed, junto com fortalecimento de marca e personalização.
Ulta planeja “expandir rapidamente” o sortimento do marketplace
O marketplace integrará ofertas de beleza, bem-estar e categorias de estilo de vida adjacentes ao sortimento online da Ulta, e será totalmente incorporado à experiência de compra, com busca, carrinho e checkout unificados. Os consumidores poderão acumular pontos no programa Ulta Beauty Rewards em compras elegíveis, assim como nas aquisições diretas da varejista, e devolver produtos em qualquer uma das 1.400 lojas da rede. As devoluções presenciais serão processadas pela Happy Returns.
A plataforma é aberta exclusivamente, por convite, a marcas que ainda não são vendidas pela Ulta. Vendedores terceirizados não serão aceitos, para “garantir que os clientes recebam a qualidade de produto e a experiência excepcionais que esperam da Ulta Beauty”, informou a empresa. Marcas interessadas podem se inscrever online.
“O UB Marketplace nos permite oferecer mais novidades, entrada mais rápida em subcategorias emergentes e tendências e maior autoridade de categoria, mantendo a experiência do cliente inconfundivelmente Ulta Beauty”, afirmou Lauren Brindley, diretora de Merchandising e Digital da Ulta Beauty. “Esse modelo cuidadosamente curado amplia a descoberta e o fortalecimento das marcas parceiras e garante que os clientes desfrutem dos mesmos benefícios que já conhecem: Ulta Beauty Rewards, devoluções simples e uma experiência de compra unificada e confiável.”
Mais de 100 novas marcas já estão disponíveis na plataforma, incluindo cuidados com as unhas à base de plantas da Manucurist, fragrâncias de luxo para o lar da Apotheke, produtos de barbear e cuidados pessoais da ATWATER e Oars + Alps, inovações para cílios e sobrancelhas da Babe Original, cosméticos franceses da Nuxe e A313, maquiagens orgânicas da Ogee e tratamentos inspirados na beleza coreana da Saturday Skin. Essas e outras marcas recém-adicionadas podem ser encontradas na página New Arrivals.
A Ulta afirmou que planeja expandir rapidamente o sortimento do UB Marketplace nos próximos 12 a 18 meses, mantendo a experiência “fluida e complementar” à sua oferta principal.
Marketplace substitui parceria com a Target
O marketplace também ajudará a compensar eventuais perdas com o fim da parceria entre a Ulta e a Target, que mantinham lojas dentro de lojas (shop-in-shops). O acordo, encerrado no início deste ano, será totalmente descontinuado até agosto de 2026, quando expira o contrato atual entre as empresas.
A Ulta não é a única varejista a lançar um marketplace neste ano. A adição da Ulta à lista crescente de marketplaces próprios reflete a expansão desse modelo no varejo:
- A Best Buy lançou seu marketplace em agosto, também em parceria com a Mirakl;
- A marca de presentes Edible adicionou um marketplace para itens não perecíveis em julho;
- A DutyFreeZone, especializada em viagens tax-free, lançou uma plataforma em junho; e
- A Lowe’s expandiu seu marketplace (também operado pela Mirakl) para incluir novas categorias de móveis e decoração.
A concorrente Sephora ainda não possui um marketplace, mas lançou recentemente uma iniciativa que permite a criadores de conteúdo construir vitrines personalizadas no aplicativo e no site da marca, com o objetivo de impulsionar o engajamento e as vendas geradas por influenciadores.
Imagem: Reprodução
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo