Inovação
Uso de IA cresce no varejo global, aponta pesquisa

O varejo tem ampliado o uso de inteligência artificial (IA) e IA generativa (GenAI) para otimizar operações e oferecer experiências mais personalizadas aos consumidores. De acordo com o Instituto de Economia da Mastercard, o avanço dessas tecnologias tem gerado novas oportunidades para o setor, especialmente em eficiência de processos e fidelização de clientes.
Levantamento global da Nvidia, divulgado no estudo State of AI in Retail and CPG (2024), indica que 89% dos varejistas já utilizam ou testam soluções baseadas em IA. Entre eles, 60% aplicam GenAI na criação e personalização de conteúdo de marketing, análise preditiva e segmentação de consumidores.
“Torna-se cada vez mais importante para os varejistas entenderem o potencial das novas soluções de IA, pois à medida que a adoção da ferramenta avança e os varejistas desenvolvem seus recursos para personalizar a jornada de compra e gerenciar cadeias de suprimentos, os consumidores podem esperar diversas vantagens, como mensagens e ofertas em tempo real, assistentes virtuais para responder a dúvidas, interações orientadas por empatia”, afirma Rodrigo Villela, vice-presidente de Serviços da Mastercard Brasil.
Segundo Villela, os benefícios da IA generativa também se estendem aos varejistas. Entre os principais ganhos, estão:
-
Eficiência operacional: uso de IA para gerenciar estoques, prever demandas e otimizar a experiência digital;
-
Precisão de marketing: análise de dados para segmentar campanhas promocionais com mais assertividade;
-
Compreensão do cliente: aceleração do entendimento sobre comportamentos de consumo para criação de novas soluções.
No Brasil, o uso de IA no varejo também tem avançado. Dados do estudo exclusivo da Central do Varejo mostram que 47% dos varejistas brasileiros já utilizam essa tecnologia, principalmente nas áreas de marketing e vendas. Entre os que ainda não adotaram IA, 46% afirmaram que pretendem implementá-la em breve.
As principais aplicações da inteligência artificial no setor varejista brasileiro são: atendimento ao cliente por meio de chatbots (56%), criação de conteúdo de marketing (50%), personalização da experiência do consumidor (36%) e análise de tendências (34%).
Quer entender como a inteligência artificial transforma o varejo e como aplicá-la no seu negócio? Participe da nossa imersão de IA no Varejo e descubra as melhores práticas, cases de sucesso e ferramentas que estão revolucionando o setor: