Operação

Varejistas avaliam tamanho do mercado e restrições de importação na expansão internacional

Publicado

on

expansão internacional

Os varejistas precisam avaliar cuidadosamente diversos fatores antes de realizar a expansão internacional, sendo o reconhecimento da marca, a adequação do produto e as barreiras comerciais as principais considerações, de acordo com Tze Siung Lai, Diretor de Logística da Pomelo Fashion Tailândia.

“Alguns países possuem políticas comerciais bastante protecionistas, o que pode se manifestar de várias formas, como altas restrições à importação, tarifas e impostos elevados ou até cotas de importação para determinados produtos”, disse Lai.

Por conta dessas restrições, muitas empresas optam por trabalhar com distribuidores ou parceiros franqueados, em vez de estabelecer operações próprias. Lai destacou que, além da contratação de funcionários para as lojas, as empresas também precisam gerenciar a contratação local, logística, visual merchandising e funções de marketing, tornando a expansão direta uma empreitada cara.

Além do tamanho do mercado e da presença da marca, a adequação do produto ao mercado desempenha um papel fundamental. “Se o produto atende ao que o consumidor local deseja, se está alinhado com as tendências culturais, se o clima do país influencia – especialmente no setor de moda – e até o nível de renda do mercado em questão”, explicou Lai.

Alternativas à expansão física

Diante do aumento das restrições na expansão internacional, muitas marcas estão recorrendo ao e-commerce cross-border como alternativa. Segundo Lai, melhorias na infraestrutura tornaram essa opção mais viável, permitindo contornar desafios regulatórios e logísticos associados à expansão física de lojas.

Ele também destacou que a logística do e-commerce doméstico na maioria dos países avançou significativamente, oferecendo entregas no dia seguinte ou até no mesmo dia. No entanto, no caso de envios internacionais, surgem desafios adicionais, como declarações de importação, limites para isenção de impostos e novas taxas sobre produtos de baixo valor impostas em alguns países.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *