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Marketing

Varejistas que usam o Retail Media já têm resultados positivos

A técnica é uma forma de conquistar a fidelidade dos clientes, cada vez mais exigentes no mercado atual

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BNPL

Com a popularização dos sites de compra, a cada dia a concorrência de preços no setor comercial tem se tornado mais acirrada. A facilidade e rapidez para se realizar uma pesquisa, receber promoções e fazer as compras exige cada vez mais criatividade do comércio para garantir a conclusão da compra. Nesse contexto, o retail media pode surgir como uma solução.

“O varejo precisa ser dinâmico para estar sempre apto a oferecer as soluções para os anseios dos consumidores. Hoje não existe consumidor fiel, se outro estabelecimento tem o produto com melhor preço, ou com melhor atendimento, mais facilidades ou está disponível, a venda é do concorrente. Diante desse desafio, os supermercados têm buscado alternativas para aumentar suas rendas sem perder ou deixar de atender as necessidades do cliente. E o que mais tem sido usado é o retail media”, esclarece Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e vice-presidente da Associação Latino Americana de Supermercados (ALAS). 

A nova estratégia, o retail média, é forma como o mercado encontrou para diversificar as fontes de recursos por meio do aluguel dos espaços físicos e virtuais dos supermercados.  Por meio do retail media produtos e serviços de empresas externas são anunciados em televisões nos corredores dos supermercados, nas fachadas, elevadores e demais espaços disponíveis. 

Retail Media na prática

“A transformação que o retail media traz para o setor varejista é multifacetada. Ao mesmo tempo que cria novas fontes de receita para os varejistas, que podem monetizar seus ativos de mídia e as vendas de produtos, impulsiona a inovação ao fornecer aos varejistas insights detalhados sobre o desempenho de suas campanhas em tempo real. Isso permite uma otimização contínua das estratégias de marketing, garantindo que os recursos sejam alocados de forma eficaz, criativa e eficiente”, destaca o executivo. 

Praticamente todas as marcas da indústria de consumo podem ser parceiras dos supermercados no retail media: alimentos, bebidas, higiene pessoal, limpeza, eletroeletrônicos, assim como outros segmentos de mercado e prestadoras de serviço. Essa estratégia facilita que as campanhas atinjam seus objetivos, já que a identificação do público alvo é muito mais certeira, considerando o perfil de consumo, a propensão de compra, a localização geográfica e outros dados relevantes para a segmentação eficaz.

A diretora de Marketing do Supermercado Mundial, Vanessa Leite, assegura que o retorno é bem positivo para os parceiros: “No PDV, as oportunidades ficam no fluxo do cliente, impactando bastante o consumidor que já está na loja, disposto a comprar. Já nas redes sociais conseguimos dar visibilidade, mas de uma forma mais dinâmica, com mais informações e detalhes que o PDV não consegue”, explica Vanessa Leite. 

Na rede Hortifruti Natural da Terra (HNT), além dos painéis digitais nas lojas físicas do Rio de Janeiro e São Paulo, que disponibilizam vídeos de até 15 segundos dentro e fora das lojas, há ainda outros formatos e opções para dar destaque aos anúncios, como: testeiras, tótens, displays em carrinhos de compras, pontos para panfletagem, elevadores, entre outras ativações especiais. No online, a rede também tem espaço nos canais digitais, como: site, aplicativo, WhatsApp e outras redes sociais. 

Os resultados do retail medial podem ser avaliados usando como referência as taxas de recompra mensal dos clientes na HNT, de 50 a 60%. Essa alta recorrência é extremamente relevante para os negócios e para os anunciantes, que registram uma taxa média de recompra de anúncios de 30% no mês seguinte à contratação.

O Prezunic trabalha com uma unidade dedicada a retail media, a Cencosud Media, para impulsionar iniciativas publicitárias junto às indústrias, introduzir inovações e fomentar novas oportunidades de negócio para proporcionar uma melhor experiência aos clientes. As estratégias são moldadas conforme os objetivos específicos, abrangendo desde o lançamento de produtos até o fortalecimento da marca, a atração e fidelização de clientes, aproveitamento de sazonalidades e execução de campanhas de conversão. Satisfeitos com os resultados, os executivos da rede afirmam que continuarão ampliando o alcance e impacto no desenvolvimento dos negócios, visando proporcionar uma experiência de compra e serviços ainda melhor para os nossos clientes, seja no mundo físico ou digital.

“O retail media está se tornando uma parte essencial do arsenal de marketing do setor varejista global e representa uma mudança de paradigma no marketing varejista, permitindo uma abordagem mais centrada no consumidor, mais eficaz e mais lucrativa. Os varejistas que abraçam essa tendência estão bem posicionados para prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e orientado por dados”, conclui Fábio Queiróz.

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