• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Operação

Varejo de vizinhança: conheça a tendência que veio para ficar
Advertisement

Comportamento

Millennials são os que mais compram flores no Brasil

Operação

Consumidores demonstram pessimismo com a economia, mas mantêm ritmo de compras nos Estados Unidos

Operação

Americanas anuncia primeira store in store da Panini no Brasil

Operação

Aves natalinas puxam alta de preços e encarecem a ceia de Natal em 2025, aponta Neogrid

Colunistas Operação

O que esperar do Natal?

Operação

Estratégias para melhorar o atendimento nas empresas em 2026

Operação

O que é um PDV?

Operação

Amazon amplia entregas em poucas horas e no mesmo dia no Rio e em São Paulo

Operação

Empresas de moda plus size anunciam fusão nos EUA

Operação

Varejo de vizinhança: conheça a tendência que veio para ficar

Mudanças nos hábitos de consumo causadas pela pandemia originaram novas modalidades e canais de venda

Publicado

3 anos atrás

on

22 de maio, 2023

Por

Redação
cesta de supermercado; fevereiro vendas do varejo

As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros têm impulsionado o comércio local e trazido novas perspectivas para o setor supermercadista. Durante o terceiro dia do Apas Show 2023, a 37ª edição do Congresso de Gestão, foram discutidas essas transformações e delineadas as principais tendências do varejo, como o varejo de vizinhança.

Lee Peterson, vice-presidente de marca, estratégia e design da WD Partners, destacou que a pandemia causou mudanças significativas na sociedade, como a adesão ao trabalho em casa e o contínuo crescimento do comércio eletrônico. Essa segmentação intensa do varejo deu origem a novos formatos e canais de vendas.

Segundo Peterson, os consumidores desejam trabalhar em casa e, quando saem para fazer suas compras, procuram uma loja próxima, confortável e com tudo o que precisam. Esse comportamento oferece oportunidades para o desenvolvimento do varejo de vizinhança, com lojas menores, agradáveis, com uma boa variedade de produtos, fácil acesso e localizadas a 15 minutos do cliente. Peterson reflete que as lojas menores são parte do futuro e é necessário abraçar essas ideias para acompanhar as tendências.

Dácio Andrade Moraes, palestrante do tema “Traduzindo a Estratégia na Operação da Loja de Vizinhança”, enfatizou que lojas de conveniência, postos de gasolina, açougues, farmácias, lojas de autopeças e materiais de construção são exemplos de varejo encontrados no segmento de mercado local. Segundo Moraes, os clientes buscam padronização, preços justos, atendimento a qualquer hora e produtos frescos na proximidade. Ele destaca a importância de estabelecer parcerias nesse contexto.

Kate Ancketill, especialista britânica em consumo e mercado, abordou o tema “A grande disrupção” e discutiu as transformações no mundo atual e as oportunidades emergentes para o setor supermercadista. Kate ressaltou que muitas dessas questões estão relacionadas à sustentabilidade e aos direitos humanos.

Ela mencionou o exemplo de empresas varejistas que adotaram criatividade para se tornarem mais sustentáveis, como um supermercado em Boston, onde os consumidores escolhem os produtos por meio de um aplicativo e os retiram na loja a preços mais baixos. Com esse novo modelo, o estabelecimento obteve uma economia de 25% em energia. Kate alerta que é um mundo novo e complexo, onde é necessário inovar e construir resiliência.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Alta dos juros leva C&A a reduzir ritmo de abertura de novas lojas

Não perca

Com dados, Yandeh vira trunfo de mercado de bairro contra gigantes

Continue Reading

Você pode gostar

  • Nestlé Health Science lança ecossistema digital no Brasil

  • OOH OOH

    Eletromidia e JCDecaux anunciam iniciativa conjunta para padronização de métricas em OOH

  • trimestre de ouro; fim de ano; consumidores trimestre de ouro; fim de ano; consumidores

    Consumidores demonstram pessimismo com a economia, mas mantêm ritmo de compras nos Estados Unidos

  • Como vender na Temu Como vender na Temu

    Como vender na Temu: guia completo

  • Lojas automatizadas: eficiência é a experiência

  • Americanas Panini Americanas Panini

    Americanas anuncia primeira store in store da Panini no Brasil

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Comportamento10 horas atrás

Millennials são os que mais compram flores no Brasil

Inovação11 horas atrás

Nestlé Health Science lança ecossistema digital no Brasil

OOH
Marketing12 horas atrás

Eletromidia e JCDecaux anunciam iniciativa conjunta para padronização de métricas em OOH

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.