Inovação

Varejo digital enfrenta desafio de adaptação à descoberta por IA

Publicado

on

First Insight; artificial; IA

Embora a maioria das empresas espere que ferramentas de descoberta e compras baseadas em inteligência artificial tenham um grande impacto, muitas ainda não prepararam seus sites. Os resultados de uma pesquisa recente com 500 proprietários de empresas nos Estados Unidos, conduzida pela provedora de hospedagem segura Liquid Web e divulgada ao portal Chain Store Age, revelam que quase oito em cada dez entrevistados (78%) acreditam que ferramentas de compras com IA, como o ChatGPT, mudarão significativamente a forma como os consumidores encontram produtos nos próximos 12 meses.

Apesar disso, quase nove em cada dez entrevistados (87%) não realizaram auditorias em suas páginas de produtos para ChatGPT ou outras ferramentas baseadas em IA nos últimos seis meses, e 65% não estão tomando medidas para otimizar seus sites ou páginas de produtos para descoberta via IA. Quase metade (47%) dos entrevistados afirma que suas páginas de produtos atualmente não são legíveis por inteligência artificial.


Participe da nossa pesquisa sobre o uso de IA no varejo!

microsoft


Principais razões pelas quais as empresas não confiam na legibilidade de seus sites por IA:

  • Ainda não priorizaram isso: 60%

  • Não sabem ao certo o que as ferramentas de inteligência artificial avaliam nas páginas de produtos: 35%

  • Não têm certeza se os metadados ou o schema estão implementados corretamente: 20%

  • O conteúdo está desatualizado ou inconsistente: 9%

  • A infraestrutura deixa o site lento: 8%

Outros dados da pesquisa:

  • Mais de um quarto (27%) dos entrevistados planeja aumentar o investimento em ferramentas de inteligência artificial que auxiliam na busca interna e na organização de produtos.

  • Um em cada quatro está aumentando os gastos com SEO para melhorar a visibilidade em mecanismos de busca movidos por IA.

  • Quase metade (49%) está tomando medidas para tornar suas páginas de produtos mais legíveis por IA num futuro próximo.

  • Cerca de um terço (32%) diz que as recomendações geradas por IA já estão influenciando sua estratégia de categorização de produtos ou de merchandising.

  • Três em cada cinco (61%) acreditam que seus concorrentes estão mais preparados para a descoberta por IA do que eles próprios.

  • Três em cada cinco (60%) não têm confiança de que seu ambiente atual de hospedagem ofereça desempenho rápido e acessível por IA.

  • Vinte e sete por cento dos entrevistados planejam ampliar os investimentos em ferramentas de IA para busca interna e merchandising, e 25% estão aumentando os gastos com SEO para melhorar a visibilidade nos buscadores com IA.

Amanda Valle, diretora global de Busca Orgânica e Marketing da Liquid Web, comentou que os dois terços dos entrevistados que ainda não começaram a otimizar seus sites para descoberta com inteligência artificial representam uma oportunidade, e não uma barreira, para a preparação.

“Ao priorizar a prontidão para IA agora, as empresas podem se posicionar como pioneiras na nova era das compras movidas por inteligência artificial”, disse Valle. “Ao realizar auditorias frequentes de prontidão para IA e verificar se todas as páginas de produtos são legíveis por máquinas, é possível se antecipar à evolução dos algoritmos. Essas ações transformam seu site de um seguidor em um líder no cenário do e-commerce impulsionado por IA.”

Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *