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Economia

Varejo, em fevereiro, vendeu mais em relação a 2023, aponta Cielo

Índice mostra que ano bissexto favoreceu setor

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homem e mulher fazendo compras em supermercado; varejo fevereiro

No mês de fevereiro de 2024, as vendas no varejo testemunharam um aumento de 0,5%, considerando-se a inflação, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que reflete a receita de vendas percebida pelo varejista, houve um crescimento nominal de 4,7%.

Um dos fatores que influenciou no melhor desempenho do comércio no mês foi o calendário. Graças ao ano bissexto, houve um dia a mais de atividade comercial em 2024 em relação a 2023.

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, observou que os cenários de fevereiro de 2023 e 2024 foram semelhantes. “Ambos foram integralmente afetados pelo feriadão de Carnaval, diferente de 2022, por exemplo, quando parte do feriado caiu no início de março. No entanto, o dia adicional de portas abertas para o comércio fez diferença para alavancar o desempenho positivo de fevereiro deste ano”, disse.

O setor de bens não duráveis se destacou com um crescimento de 2,5%, impulsionado pelos supermercados, hipermercados e varejo alimentício especializado.

Por outro lado, o faturamento do setor de bens duráveis caiu 2,1%, com o segmento de vestuário e artigos esportivos liderando a queda. O setor de serviços também registrou uma retração de 1,9%, com os serviços de estética e cabeleireiros apresentando a maior queda.

Carlos Alves observou que o aumento expressivo nas vendas do setor de varejo alimentício especializado indica uma antecipação das compras de Páscoa e produtos relacionados pelos consumidores. “Os supermercados e hipermercados, locais onde a exposição e vendas de chocolates são comuns, também se aproveitaram desse movimento”, aponta o executivo.

O e-commerce registrou um crescimento de 6,4% em termos nominais, enquanto as vendas presenciais aumentaram 4,2% em relação ao ano anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação, mostrou um aumento de 0,78% em fevereiro, com o grupo de educação sendo o principal responsável pelo aumento.

Considerando o IPCA e o IPCA-15, ponderados pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulou 4,1% nos últimos 12 meses até fevereiro.

Quanto às regiões, destacaram-se as vendas nominais nas regiões Sudeste (2,2%), Sul (1,8%), Norte (1,1%), Nordeste (0,2%) e Centro-Oeste (0,1%). Já quando ajustadas à inflação, os resultados mostram uma queda nas vendas em todas as regiões em comparação com fevereiro de 2023.

homem e mulher fazendo compras em supermercado; varejo fevereiro

Imagem: Freepik

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