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Varejo em shoppings registra crescimento no segundo trimestre

O setor de shopping centers no Brasil apresentou crescimento no segundo trimestre de 2025, segundo o estudo “O Varejo de Shoppings – Marcas em Expansão”, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O levantamento, que analisou 648 shoppings em operação no país, registrou 1.358 marcas que anunciaram novas lojas no período.
O número representa alta de 8,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando 1.254 marcas inauguraram unidades. A taxa de ocupação atingiu 95,1%, a maior dos últimos anos, enquanto as vendas cresceram 3,1% em comparação com o segundo trimestre de 2024, impulsionadas por datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Segmentos em destaque
Os segmentos que mais se expandiram foram Alimentação e Bebidas, com 26% das novas inaugurações, seguido por Vestuário (18%) e Conveniência e Serviços (13%). No ranking das marcas que mais abriram lojas, o setor de Perfumaria e Cosméticos ocupou as duas primeiras posições, com Wepink e Touti Cosmetics. Realme (Telefonia e Acessórios), Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Photonow (Vending Machine) completam a lista das cinco primeiras colocadas.
Novas marcas e expansão de operações
Quatro marcas estrearam como destaques em seus segmentos: Bennemann (Acessórios), Creamy (Perfumaria e Cosméticos), Planet Park (Entretenimento) e Bio Mundo (Conveniência e Serviços). Outras empresas também ingressaram no setor de shopping centers no segundo trimestre, entre elas Heladeria Havanna, The Best Açaí e Firehouse Subs (Alimentação e Bebidas); Alo Yoga e Comme des Garçons (Vestuário); e B.O.B – Bars Over Bottles e Wet n’ Wild (Perfumaria e Cosméticos).
Algumas marcas já estabelecidas anunciaram novos planos de expansão. A Mr. Black Café Gourmet pretende inaugurar 50 unidades até o fim de 2025. A rede Buddha Spa projeta encerrar o ano com 160 spas em operação, enquanto a Capodarte planeja abrir mais 15 lojas até o fim do ano e alcançar 200 novas operações nos próximos cinco anos.
“O desempenho do segundo trimestre de 2025 reforça a vitalidade e a atratividade do setor de shopping centers. O crescimento de marcas que buscam os malls para iniciar ou expandir sua presença, e a taxa de ocupação elevada demonstram que o shopping continua sendo um polo essencial para o varejo, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Imagem: Freepik