Economia

Varejo físico apresenta melhora em julho, mesmo com queda no fluxo de lojas físicas

Presidente da SBVC afirma que consumidor está “mais cauteloso e seletivo”

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Experiência de compra; varejo físico

Em julho de 2024, o varejo físico no Brasil apresentou resultados mistos, conforme revelado pelo Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado pela HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Embora o fluxo de visitantes em lojas físicas tenha registrado uma queda em comparação com o mesmo período do ano anterior, o faturamento do setor subiu 7% em nível nacional, impulsionado pelo aumento do ticket médio.

O fluxo de visitação em shopping centers recuou 5% em julho, após dois meses de crescimento devido a datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. As lojas de rua também tiveram um desempenho negativo, com uma redução de 1% no fluxo de visitas. Apesar dessa desaceleração, o faturamento das lojas físicas aumentou em todas as regiões do país, com as regiões Sul e Nordeste registrando um crescimento de 11%.

O ticket médio geral apresentou uma variação positiva de 8%, refletindo um comportamento de consumo cauteloso em um cenário econômico desafiador. As lojas de rua e de shopping centers registraram crescimento de 10% e 5%, respectivamente, no ticket médio.

No recorte setorial, o segmento de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” manteve sua tendência positiva, com alta de 11% no faturamento em relação a julho de 2023, mesmo com estabilidade na quantidade de vendas. Em contraste, o setor de móveis e eletrodomésticos enfrentou uma redução de 9% no volume financeiro, apesar do crescimento de 4% em cupons emitidos.

Eduardo Terra, sócio da HiPartners e presidente da SBVC, afirmou que o cenário mostrou desafios importantes para o segmento do varejo físico. “A combinação de inflação, juros elevados e crédito restrito está moldando um consumidor mais cauteloso e seletivo. O setor precisará continuar adaptando suas estratégias, tanto em termos de oferta quanto de financiamento, para navegar nesse ambiente econômico um pouco mais complexo e volátil. A capacidade de inovar e oferecer valor percebido será crucial para sustentar o crescimento nos próximos meses”, afirmou.

Experiência de compra; varejo físico

Imagem: Envato

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