Economia

Varejo físico tem alta de 2,1% em setembro

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Mulher entregando sacola de compras para outra mulher em loja de roupas, PMEs; clientes; personal buyer

De acordo com o Índice de Intenção de Consumo no Varejo (IICV Seed), produzido pela Seed Digital, o varejo físico brasileiro encerrou o mês de setembro em ritmo de crescimento. O período teve alta de 2,1% no fluxo de visitantes em relação ao mesmo período de 2024, o que reflete o crescimento gradual da demanda e consolida a tendência de recuperação do setor.

Varejo físico por região

Entre as regiões brasileiras, Norte e Sul foram as principais responsáveis pelo bom desempenho do varejo em setembro. O Norte registrou alta de 7,1%, sustentada pelo dinamismo econômico local e pela antecipação de investimentos relacionados à COP 30, que será sediada no Pará em novembro.

Já a região Sul apresentou crescimento de 5,9%, após dois meses de retração. O avanço foi impulsionado pelas celebrações culturais típicas de setembro, como a Semana Farroupilha, que tradicionalmente movimenta o comércio.

O Centro-Oeste também teve resultado expressivo, com alta de 5,3%, enquanto o Sudeste manteve uma trajetória positiva pelo terceiro mês consecutivo (+0,6%). O Nordeste, por sua vez, foi a única região com saldo negativo no período, com queda de 2,3% no movimento das lojas físicas.

Setores do varejo

Entre os formatos de varejo físico, as lojas de rua tiveram desempenho superior em setembro, com crescimento de 3,2%, enquanto os shopping centers registraram leve retração de 1,6%. A expectativa para outubro é de aumento no fluxo em ambos os canais, impulsionado pelas campanhas sazonais e pelo feriado do Dia das Crianças.

Quanto aos setores do varejo físico, Telefonia liderou o mês, com crescimento de 3,4%, favorecida pelo lançamento de novos produtos e renovação tecnológica promovidos por grandes marcas.

O setor de Moda e Acessórios também mostrou leve melhora (+0,3%), acompanhando o início das coleções primavera/verão. Em contrapartida, Artigos para Casa (-6,5%) e Calçados e Acessórios (-6,4%) tiveram as retrações mais expressivas.

Perspectivas para o último trimestre

De acordo com a Seed Digital, o resultado de setembro confirma a consolidação de um cenário mais estável e otimista para o varejo físico brasileiro. O terceiro trimestre acumulou crescimento de 0,8% frente a 2024, indicando uma sustentação da recuperação do setor.

“O resultado de setembro confirma que o varejo físico brasileiro entra no último trimestre de 2025 mais equilibrado. O consumidor está voltando às lojas com mais confiança, buscando conveniência, atendimento e experiência, por isso os lojistas necessitam estar cada vez mais preparados para esta demanda, que tende a crescer neste último trimestre, momento que se aproximam as festas de fim de ano e que o consumidor está mais disposto a investir”, destaca Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.

Imagem: Envato

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