Economia

Varejo registra queda em fevereiro, diz índice da Stone

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herói da ponta; varejo

O varejo brasileiro apresentou uma retração de 0,9% em fevereiro, segundo dados do Índice do Varejo Stone (IVS). No comparativo com o mesmo período de 2024, a queda foi de 1%. O estudo, que monitora mensalmente o desempenho do varejo no país, é conduzido pela Stone.

De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, a desaceleração econômica teve impacto direto nas vendas do setor. “A taxa de desemprego subiu para 6,5% em janeiro, e a criação de novos empregos formais perdeu força. Além disso, a alta no preço dos alimentos continua pesando no bolso das famílias, que já enfrentam um alto nível de endividamento. Tudo isso tem um impacto direto no consumo”, analisou.

Comércio digital e físico

O comércio digital apresentou crescimento de 0,4% em fevereiro, enquanto o comércio físico registrou queda de 1,6%. No comparativo anual, o comércio digital teve alta de 10,8%, enquanto o comércio físico recuou 3,7%.

Desempenho por segmento

Na comparação mensal, dois dos oito segmentos analisados tiveram crescimento: Material de Construção (0,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (0,2%). Os segmentos que registraram queda foram:

  • Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-5,9%)
  • Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-2,6%)
  • Combustíveis e Lubrificantes (-1,9%)
  • Artigos Farmacêuticos (-1,5%)
  • Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,7%)

O setor de Tecidos, Vestuário e Calçados manteve estabilidade, com variação de 0,0%.

Na comparação anual, apenas Combustíveis e Lubrificantes (4,1%) e Material de Construção (2,5%) registraram crescimento. Os demais segmentos tiveram queda, com destaque para Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-7,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%).

Desempenho regional

Quatro estados apresentaram crescimento no comparativo anual:

  • Pernambuco (1,8%)
  • Roraima (1,6%)
  • Amazonas (1,1%)
  • Goiás (0,1%)

O Espírito Santo permaneceu estável, sem variação.

Entre os estados com queda, Mato Grosso do Sul registrou a maior retração (-8,4%), seguido por Santa Catarina (-6,6%) e Mato Grosso (-6,4%). Outros estados com redução no volume de vendas incluem Rondônia (-5,9%), Paraná (-5,7%) e Rio Grande do Sul (-5,6%). O Distrito Federal teve queda de 3,3%.

Imagem: Envato

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