Economia
Varejo registra queda em fevereiro, diz índice da Stone

O varejo brasileiro apresentou uma retração de 0,9% em fevereiro, segundo dados do Índice do Varejo Stone (IVS). No comparativo com o mesmo período de 2024, a queda foi de 1%. O estudo, que monitora mensalmente o desempenho do varejo no país, é conduzido pela Stone.
De acordo com Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, a desaceleração econômica teve impacto direto nas vendas do setor. “A taxa de desemprego subiu para 6,5% em janeiro, e a criação de novos empregos formais perdeu força. Além disso, a alta no preço dos alimentos continua pesando no bolso das famílias, que já enfrentam um alto nível de endividamento. Tudo isso tem um impacto direto no consumo”, analisou.
Comércio digital e físico
O comércio digital apresentou crescimento de 0,4% em fevereiro, enquanto o comércio físico registrou queda de 1,6%. No comparativo anual, o comércio digital teve alta de 10,8%, enquanto o comércio físico recuou 3,7%.
Desempenho por segmento
Na comparação mensal, dois dos oito segmentos analisados tiveram crescimento: Material de Construção (0,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (0,2%). Os segmentos que registraram queda foram:
- Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-5,9%)
- Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-2,6%)
- Combustíveis e Lubrificantes (-1,9%)
- Artigos Farmacêuticos (-1,5%)
- Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-0,7%)
O setor de Tecidos, Vestuário e Calçados manteve estabilidade, com variação de 0,0%.
Na comparação anual, apenas Combustíveis e Lubrificantes (4,1%) e Material de Construção (2,5%) registraram crescimento. Os demais segmentos tiveram queda, com destaque para Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-7,7%) e Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%).
Desempenho regional
Quatro estados apresentaram crescimento no comparativo anual:
- Pernambuco (1,8%)
- Roraima (1,6%)
- Amazonas (1,1%)
- Goiás (0,1%)
O Espírito Santo permaneceu estável, sem variação.
Entre os estados com queda, Mato Grosso do Sul registrou a maior retração (-8,4%), seguido por Santa Catarina (-6,6%) e Mato Grosso (-6,4%). Outros estados com redução no volume de vendas incluem Rondônia (-5,9%), Paraná (-5,7%) e Rio Grande do Sul (-5,6%). O Distrito Federal teve queda de 3,3%.
Imagem: Envato