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Venda multicanal: conheça vantagens dessa estratégia

Conheça mais sobre estratégia de venda multicanal, suas vantagens e desafios

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Conceito de venda multicanal

A venda multicanal sustenta o comércio atual. Os clientes de hoje esperam interagir com empresas em várias plataformas, desde a navegação em um site de comércio eletrônico até a aprendizagem sobre produtos por meio de vídeos nas redes sociais.

Os vendedores precisam utilizar todos os canais disponíveis para alcançar os compradores onde quer que estejam. A venda multicanal pode ajudar a expandir sua base de clientes e reduzir os riscos de conduzir um negócio por meio de um único ponto de contato.

Neste artigo, descubra o que é a venda multicanal e como você pode começar a implementar uma abordagem multicanal para o seu negócio.

O que é a venda multicanal?

A venda multicanal significa usar mais de um canal de vendas para oferecer produtos e serviços aos clientes.

Uma estratégia de venda multicanal pode envolver vendas em diferentes espaços de varejo físico, incluindo lojas físicas e espaços de múltiplos vendedores, como feiras de agricultores ou feiras de artesanato. Também pode envolver a venda por meio de canais digitais, incluindo lojas online e marketplaces online, como Mercado Livre ou Amazon.

Venda multicanal vs. venda omnicanal: Qual é a diferença?

O omnicanal é um tipo de estratégia de vendas multicanal. Uma experiência omnicanal permite que os clientes interajam com uma empresa em diversos canais de vendas sem precisar reiniciar sua jornada de compras.

Um exemplo de marketing omnicanal é permitir que os clientes façam pedidos online e, em seguida, retirem os itens na loja física. Outro exemplo é permitir que os clientes adicionem itens ou códigos de cupom a seus carrinhos de compras por meio de uma postagem nas redes sociais e, em seguida, preservem seus carrinhos quando visitam a loja online.

Quais canais de vendas estão envolvidos na venda multicanal?

Conforme você investiga uma estratégia de venda multicanal, pode ser útil concentrar-se nos seguintes espaços físicos e online que as empresas usam para alcançar seu público-alvo:

Espaços físicos

Mercados e lojas temporárias

Mesmo que seu negócio não tenha uma localização de varejo permanente, você pode aproveitar canais de vendas físicos, como lojas temporárias, mercados locais, feiras de artesanato, festivais de rua e eventos comerciais.

Venda diretamente aos clientes nesses locais usando um sistema de ponto de venda (PDV) que sincroniza pedidos físicos com suas vendas online para que você não perca o controle do estoque.

Muitos sistemas de PDV funcionam em dispositivos móveis ou vêm com hardware sem fio que é fácil de usar em locais temporários.

Espaços de varejo próprio

Algumas marcas têm suas próprias lojas físicas, nas quais vendem diretamente aos clientes. O fabricante também é o varejista, em uma forma de integração vertical.

Lojas de varejo de várias marcas

Quando você vende seus produtos em uma loja física que abriga várias marcas (como uma loja de departamento ou boutique), você vende diretamente para essa loja, ou talvez para um distribuidor terceirizado que faz negócios com uma franquia.

Espaços online

Muitos dos espaços de varejo de hoje existem principalmente online. Alguns envolvem interação presencial quando um produto é retirado; outros entregam produtos aos clientes. Em todos os casos, a compra ocorre online.

Seu próprio site

A plataforma de vendas digitais mais fundamental é uma plataforma de comércio eletrônico na qual os clientes podem comprar diretamente de você. Muitas estratégias de marketing para pequenas empresas se concentram em direcionar os clientes para sua loja online e fazer vendas diretas.

Marketplaces online

Esta categoria inclui especialistas em armazenamento, como a Amazon, que listam, armazenam e enviam seus produtos para os consumidores em troca de uma parte do lucro. Também inclui plataformas de vendedores como o eBay e o Etsy, que ligam diretamente compradores e vendedores.

Ao vender em plataformas de marketplace, os comerciantes precisam lidar com o cumprimento de pedidos, incluindo envio e armazenamento de estoque. Os marketplaces podem oferecer serviços de cumprimento ou suporte (por exemplo, resolução de disputas).

Muitos sites de venda têm termos e condições que proíbem a venda de determinados itens. Ao vender em um marketplace, os comerciantes também podem ser limitados no que diz respeito à adição de identidade de marca às listagens ou à coleta de dados dos clientes.

Portais de comparação

Alguns clientes iniciam sua jornada de compras online em um portal de comparação, como o Google Shopping. Essas plataformas agregam listagens de produtos de vários varejistas e permitem que os clientes cliquem em um site de um vendedor para fazer uma compra.

Muitos portais de comparação também exibem informações sobre produtos e avaliações de clientes. Sites de comparação de preços como Honey e Rakuten pesquisam preços e ofertas de produtos em toda a web e notificam os clientes quando podem economizar dinheiro.

Marketplaces móveis

As compras móveis agora representam mais de 40% das vendas de comércio eletrônico. Esse canal de vendas inclui aplicativos de marca desenvolvidos por comerciantes individuais, bem como marketplaces de nicho, como Wish e Swappa.

Redes sociais

Os comerciantes usam plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok para promover produtos, ampliar suas marcas e vender dentro do aplicativo com ferramentas de venda social.

Plataformas de redes sociais como TikTok e Instagram têm recursos nativos de compra, que permitem aos usuários navegar e fazer compras sem sair do aplicativo. Também há uma indústria em crescimento de influenciadores de mídia social, que se associam a empresas para promover marcas e produtos para seu público.

3 benefícios da venda multicanal

Os proprietários de pequenas empresas adotam a venda multicanal para alcançar mais clientes, aprofundar relacionamentos com clientes existentes e aumentar as vendas. Aqui estão três benefícios notáveis da venda multicanal.

1. Alcance os clientes onde se sentem confortáveis

As preferências dos clientes variam dependendo da idade, localização e motivações de compra. Como vendedor, você pode conquistar a confiança do cliente ao encontrá-lo em seu canal de vendas favorito.

Uma marca que não tem uma loja online compatível com dispositivos móveis, por exemplo, pode perder a oportunidade de atingir uma base de clientes que faz compras principalmente em seus telefones.

2. Acompanhe a jornada do cliente atual

A maioria dos clientes precisa de vários pontos de contato com produtos e marcas antes de fazer uma compra. A jornada de um cliente pode começar quando ele vê um anúncio de produto em sua rede social, mas é provável que ele realize outras tarefas, como pesquisa em mecanismos de busca ou assistir a avaliações no YouTube, antes de fazer uma compra.

Ao ter presença em vários canais, você pode aumentar os pontos de contato com o cliente e fornecer mais oportunidades de compra.

3. Aproveite o marketing de terceiros já existente

Quando você vende um produto no Mercado Livre ou Amazon, essas empresas recebem uma comissão. No entanto, elas também fornecem uma base de clientes global integrada.

O mesmo acontece ao vender produtos em lojas de varejo. Embora uma parte do preço da compra do cliente possa nunca chegar até você, os varejistas exibirão seus produtos para um público engajado.

3 desafios da venda multicanal

Apesar de todos os benefícios, uma estratégia de venda multicanal também apresenta certos desafios.

1. Gerenciamento de contas

Vender em várias plataformas significa manter um relacionamento comercial com várias empresas. A papelada e os padrões de conformidade (protocolos de listagem, relatórios fiscais, termos de serviço em constante mudança) podem ser demorados.

2. Gerenciamento de estoque

Ao manter presença em vários marketplaces, você se compromete a entregar produtos sempre que forem encomendados. Isso pode tornar o gerenciamento de estoque um desafio.

Por exemplo, se você estiver com baixo estoque de um produto específico e um cliente comprar o estoque restante na loja física, e depois outro cliente comprar o produto online, você pode enfrentar problemas relacionados a qual pedido atender primeiro. Sua reputação pode ser prejudicada se você não entregar os produtos pelos quais alguém já pagou.

3. Gerenciamento da experiência do cliente

Quando você vende seus produtos em várias lojas de varejo e marketplaces online, perde um grau de controle sobre a experiência do cliente.

Um mau atendimento ao cliente de terceiros pode, justa ou injustamente, refletir negativamente em sua marca. Além disso, cada um desses canais exige atenção de sua equipe de atendimento ao cliente. Com tantas plataformas para gerenciar, você pode acabar gastando mais tempo dando suporte aos seus clientes.

Muitos dos desafios da venda multicanal podem ser resolvidos usando um único sistema de gerenciamento de pedidos.

Dicas para a venda multicanal

Ao mergulhar na venda multicanal, a expansão lenta e consistente é a chave para o sucesso. Considere estas três dicas para a venda multicanal.

Concentre-se em sua própria plataforma e depois expanda

Você tem mais controle sobre seu processo de vendas e a experiência do cliente quando vende por meio de sua própria loja. Depois de cumprir com sucesso os pedidos em seu próprio site, tente expandir para marketplaces de terceiros.

Para direcionar o tráfego para seu site, você pode precisar participar de publicidade nas redes sociais e de outras formas de marketing digital. Criar conteúdo de marketing em potenciais canais de vendas pode ser uma maneira fácil de aprender mais sobre essas plataformas antes de lançar uma estratégia completa de vendas.

Busque a consistência

Ter uma presença de marca consistente em diversos marketplaces significa que os clientes podem esperar os mesmos preços, qualidade de produtos e atendimento ao cliente, não importa onde façam a compra.

Embora você possa não ter controle sobre a aparência e a sensação de sua presença em canais de terceiros, concentre-se em recursos personalizáveis, como descrições de produtos, preços e imagens. Esses elementos devem ser consistentes em todos os seus canais.

Não se comprometa com mais do que pode lidar

Um negócio pode ficar para trás no cumprimento de pedidos e no atendimento ao cliente se expandir para mais marketplaces do que pode gerenciar razoavelmente. Pode ser tentador listar seus produtos em quantos marketplaces for possível, mas é sábio começar com um escopo limitado e expandir apenas quando estiver confiante de que tem a capacidade para fazê-lo.

Grandes marcas, como a Amazon, têm uma base de clientes enorme, mas padrões muito rigorosos de cumprimento de pedidos que algumas pequenas empresas não conseguem atender. Expanda para essas plataformas após aprimorar seus processos de cumprimento de pedidos em seu próprio site.

Encontre seus clientes onde eles estão

A venda multicanal permite atender às necessidades dos compradores contemporâneos. Você nunca sabe o que levará alguém a finalmente clicar no botão Comprar — pode ser uma pesquisa na web, um endosso de um influenciador das redes sociais ou a experiência de segurar um produto em uma loja física.

Ao adotar a venda multicanal, você se abre para oportunidades de venda em todos esses espaços. Por esse motivo, muitos proprietários de pequenas empresas consideram que a venda multicanal vale o esforço.

Conceito de venda multicanal

Fonte: Shopify

Imagem: Freepik

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