Economia
Vendas de eletrônicos se recuperam durante o período de Black Friday e Cyber Monday
Revertendo um longo período de declínio nas vendas, os gastos com eletrônicos nos EUA cresceram 3,5% ano a ano durante as duas semanas encerradas em 7 de dezembro, segundo uma análise da Circana divulgada na quinta-feira.
Em contraste com o crescimento geral das vendas de tecnologia, as vendas de TVs e soundbars caíram 3% e 15%, respectivamente, em comparação ao ano passado, informou a Circana no relatório.
Durante as semanas de Black Friday e Cyber Monday, fones de ouvido sem fio com alça e filmadoras registraram um crescimento de 28% ano a ano, seguidos por TVs acima de 75 polegadas (20%), headsets de realidade virtual (VR) e óculos de realidade aumentada (AR) (17%), tablets (13%) e TVs OLED (12%), notebooks (9%), desktops (7%) e câmeras mirrorless com lentes destacáveis (2%). Enquanto isso, as vendas de rastreadores fitness mais que dobraram no acumulado da temporada em comparação ao ano passado, segundo o relatório.
O aumento nas vendas de eletrônicos veio após oito trimestres consecutivos de queda nas receitas, de acordo com a Circana.
Especificamente para as vendas de câmeras, o relatório atribuiu o crescimento a “um renascimento impulsionado pelas mídias sociais e pela economia de criadores digitais.” Já o aumento nas vendas de computadores foi, em parte, motivado por consumidores atualizando os equipamentos adquiridos durante a pandemia de COVID-19, apontou a Circana.
“Ofertas e promoções especiais são uma grande parte do motivo pelo qual os produtos de tecnologia estão sempre entre os itens mais procurados para presentear e se auto presentear durante a temporada de compras de fim de ano, e os consumidores estão respondendo às promoções deste ano,” afirmou Paul Gagnon, vice-presidente e consultor da indústria de tecnologia na Circana, em comunicado. “Mesmo com o foco contínuo do consumidor no valor, os gastos aumentaram significativamente durante a Black Friday e o Cyber Monday para computadores, tablets e câmeras.”
De fato, a categoria de eletrônicos está mostrando sinais de recuperação, mas ainda se espera que ela registre uma queda em relação ao ano passado. Dados mais recentes do Departamento de Comércio dos EUA mostraram que as vendas de eletrônicos e eletrodomésticos subiram 1% ano a ano em novembro. Contudo, em outro relatório, a Circana projetou que as vendas de eletrônicos no ano poderiam cair 2% em relação ao ano anterior. Setembro foi um mês particularmente difícil para a categoria, com as vendas de eletrônicos e eletrodomésticos caindo 6,6% ano a ano, de acordo com os dados do Departamento de Comércio.
Com as vendas de eletrônicos e eletrodomésticos enfrentando dificuldades por um período prolongado, a Best Buy foi duramente impactada pela desaceleração. Em seu relatório de lucros mais recente, a rede de varejo de eletrônicos informou que a receita do terceiro trimestre caiu 3,2% ano a ano, para US$ 9,4 bilhões. Ao revisar sua orientação para o ano inteiro, a empresa declarou que espera gerar entre US$ 41,1 bilhões e US$ 41,5 bilhões, abaixo de sua estimativa anterior, que variava entre US$ 41,3 bilhões e US$ 41,9 bilhões.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo