Economia
Vendas de veículos aumentaram 4,3% em novembro ante 2022
Presidente da Fenabrave, que divulgou dados, considera que resultados foram prejudicados pelos feriados de novembro
As vendas de veículos zero quilômetro registraram um aumento de 4,3% em novembro em comparação com o mesmo mês de 2022. No total, 212,6 mil unidades foram comercializadas, abrangendo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Em relação a outubro, houve uma queda de 2,4%, explicada em parte pelo calendário que teve um dia útil a menos em novembro, devido aos feriados nacionais de Finados, em 2 de novembro, e Proclamação da República, em 15 de novembro. Apesar disso, o ritmo diário de vendas permaneceu acima de 10 mil veículos, atingindo precisamente 10,6 mil unidades, semelhante ao desempenho de outubro.
A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade representativa das concessionárias, divulgou esses números. Com apenas o resultado de dezembro pendente, o mercado de veículos apresenta um crescimento acumulado de 9,1% desde o início do ano, totalizando a venda de 2,06 milhões de unidades.
No entanto, vale destacar que, apesar do crescimento, as vendas ainda não recuperaram os patamares anteriores à pandemia e à crise de componentes eletrônicos, que afetaram a oferta de veículos nas concessionárias. Em novembro de 2019, mais de 2,5 milhões de veículos já haviam sido vendidos até o mesmo período.
O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, considerou que a quantidade de feriados no mês influenciou negativamente no desempenho do setor. “Tivemos sinais positivos, como o aumento das vendas diárias, que nos apontam que o resultado teria sido outro se não houvesse esses feriados no mês”, disse.
Segundo ele, houve uma notável melhoria no cenário de crédito para veículos, com a diminuição das taxas de juros. Ele também destacou que a redução do desemprego pode ter sido um fator chave para impulsionar o mercado. “Os bancos passaram a oferecer condições mais vantajosas para financiamentos de carros e veículos comerciais leves. Mudanças sutis, como taxas de juros mais atrativas ou menos restrições na concessão de financiamentos, tiveram um impacto significativo no volume de vendas”, concluiu Andreta Júnior.
Imagem: Envato