Economia

Vendas de veículos aumentaram 4,3% em novembro ante 2022

Presidente da Fenabrave, que divulgou dados, considera que resultados foram prejudicados pelos feriados de novembro

Published

on

Trabalhadores de fábrica montando um carro; vendas de veículos

As vendas de veículos zero quilômetro registraram um aumento de 4,3% em novembro em comparação com o mesmo mês de 2022. No total, 212,6 mil unidades foram comercializadas, abrangendo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Em relação a outubro, houve uma queda de 2,4%, explicada em parte pelo calendário que teve um dia útil a menos em novembro, devido aos feriados nacionais de Finados, em 2 de novembro, e Proclamação da República, em 15 de novembro. Apesar disso, o ritmo diário de vendas permaneceu acima de 10 mil veículos, atingindo precisamente 10,6 mil unidades, semelhante ao desempenho de outubro.

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade representativa das concessionárias, divulgou esses números. Com apenas o resultado de dezembro pendente, o mercado de veículos apresenta um crescimento acumulado de 9,1% desde o início do ano, totalizando a venda de 2,06 milhões de unidades.

No entanto, vale destacar que, apesar do crescimento, as vendas ainda não recuperaram os patamares anteriores à pandemia e à crise de componentes eletrônicos, que afetaram a oferta de veículos nas concessionárias. Em novembro de 2019, mais de 2,5 milhões de veículos já haviam sido vendidos até o mesmo período.

O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, considerou que a quantidade de feriados no mês influenciou negativamente no desempenho do setor. “Tivemos sinais positivos, como o aumento das vendas diárias, que nos apontam que o resultado teria sido outro se não houvesse esses feriados no mês”, disse.

Segundo ele, houve uma notável melhoria no cenário de crédito para veículos, com a diminuição das taxas de juros. Ele também destacou que a redução do desemprego pode ter sido um fator chave para impulsionar o mercado. “Os bancos passaram a oferecer condições mais vantajosas para financiamentos de carros e veículos comerciais leves. Mudanças sutis, como taxas de juros mais atrativas ou menos restrições na concessão de financiamentos, tiveram um impacto significativo no volume de vendas”, concluiu Andreta Júnior.

Trabalhadores de fábrica montando um carro; vendas de veículos

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *