Economia
Vendas no varejo dos EUA entre Black Friday e Cyber Monday devem atingir o recorde de US$ 75 bilhões
As vendas no varejo dos EUA entre a Black Friday e a Cyber Monday estão projetadas para crescer 5% em comparação ao ano anterior, atingindo US$ 75 bilhões “pela primeira vez”, segundo um novo relatório da Bain & Company. Cerca de 8% das vendas de varejo dos EUA durante a temporada de festas ocorrerão nesse período, a maior proporção já registrada para esse intervalo de tempo, disse a Bain. No ano passado, os consumidores gastaram mais no dia 22 de dezembro, seguido pela Black Friday (24 de novembro) e pela véspera de Natal (23 de dezembro), de acordo com o relatório da Bain.
A Cyber Monday não é mais um dia de compras dominante para os consumidores dos EUA, de acordo com a pesquisa da Bain. Ao analisar os principais dias de vendas recentes durante as festas, a Cyber Monday não figurou entre os 10 primeiros desde 2019, quando ocupou a sexta posição em vendas, segundo o relatório. Isso se deve, em parte, à desaceleração do crescimento do e-commerce e à extensão das promoções além do fim de semana principal.
Embora a Cyber Monday esteja se tornando menos relevante do que foi no passado, o período de compras entre a Black Friday e a Cyber Monday “continua sendo fundamental”, escreveu a Bain em seu relatório.
“Apesar de nossas previsões de crescimento mais lento para os varejistas nesta temporada de festas, o fim de semana da Black Friday e da Cyber Monday provavelmente será um ponto positivo, capturando sua maior participação nos gastos das festas dos últimos cinco anos”, disse Aaron Cheris, sócio da prática de varejo da Bain and Company, em comunicado. “A Black Friday é uma oportunidade importante para os varejistas refinarem suas estratégias de promoção, garantirem estoque adequado e aperfeiçoarem as experiências nas lojas. Os varejistas que estiverem preparados para atender à demanda dos consumidores nesta temporada e priorizarem essa janela crucial de compras sairão na frente.”
Leia também: Design de loja: transformando design em vendas
No ano passado, os consumidores gastaram US$ 9,8 bilhões online na Black Friday, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior, de acordo com a Adobe Analytics. Os varejistas dos EUA também viram um aumento de 9,6% nas vendas online na Cyber Monday, chegando a US$ 12,4 bilhões, segundo a Adobe.
Enquanto isso, outros relatórios projetam que os consumidores gastarão mais durante a temporada de festas deste ano, mas o crescimento das vendas no varejo desacelerará em comparação ao ano passado. Entre novembro e janeiro, a Deloitte prevê que as vendas crescerão entre 2,3% e 3,3%, gerando entre US$ 1,58 trilhão e US$ 1,59 trilhão em vendas no varejo. A taxa de crescimento deste ano é ligeiramente inferior à do ano passado, quando a empresa previu um crescimento entre 3,5% e 4,6%.
Um relatório recente da PwC projeta que os consumidores gastarão um recorde de US$ 1.638 por pessoa nesta temporada de festas, um aumento de 7% em relação ao ano anterior e um salto de 15% em relação a 2022. No entanto, quase 30% dos entrevistados na pesquisa disseram que planejam gastar menos este ano do que em 2023.
Imagem: Envato
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo