Economia

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Publicado

on

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o mês de agosto registrou variação de 0,2% nas vendas no varejo brasileiro, em comparação com o mês anterior. No ano, o varejo acumulou crescimento de 1,6%, e, em 12 meses, de 2,2% — a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024. Apesar disso, esse é o 35º resultado mensal positivo mensurado pela pesquisa, tendo sido setembro de 2022 o último mês a ter uma variação negativa na PMC.

Apesar de o índice ter tido variação positiva em agosto, o IBGE considera o resultado como “estabilidade”, por estar abaixo de 0,5% — movimento que tem sido observado na PMC há cinco meses (com variações pequenas para cima e para baixo). De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o que agosto traz de novidade é a interrupção do ciclo de pequenas baixas. Com o resultado, o índice fica em -0,7% em relação ao maior ponto já registrado, em março de 2025.

“Temos que lembrar que são cinco meses consecutivos com variações muito baixas, muito próximas de zero, tanto pra cima quanto pra baixo. O que muda é que a sequência de quatro variações pequenas, mas com viés de baixa, já estava fazendo uma diferença para o pico da série de março, em termos de patamar. Assim, com a entrada de agosto, observamos que essa diferença para de aumentar”, afirma ele.

Entre os oito setores analisados pela pesquisa, cinco tiveram resultado no campo positivo em agosto: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,9%); Tecidos, vestuário e calçados (1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%); Móveis e eletrodomésticos (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%). 

Os três setores com retração nas vendas no varejo do mês foram: Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%); Combustíveis e lubrificantes (-0,6%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).

Em relação ao varejo ampliado, que engloba atacados, materiais de construção e veículos, houve crescimento de 0,9% em agosto em comparação mensal. No ano, o varejo ampliado acumula -0,4%, e, nos últimos 12 meses, 0,7%.

Imagem: Pexels

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *