Operação
Visa aponta crescimento no uso de pagamentos digitais em centros de comércio popular

A Visa divulgou os resultados de uma análise sobre o comportamento de consumo em quatro polos de comércio popular no Brasil: Rua 25 de Março e bairro do Brás, em São Paulo; Mercadão do Saara, no Rio de Janeiro; e Mercado Ver-o-Peso, em Belém. O levantamento foi realizado pela Visa Consulting & Analytics (VCA), área de consultoria da empresa, com base nas transações com credenciais Visa emitidas no Brasil entre 2023 e 2024.
A pesquisa revelou aumento no uso de pagamentos digitais, com destaque para a tecnologia de pagamento por aproximação, que apresentou crescimento expressivo em diferentes contextos. Em alguns locais, as transações por aproximação triplicaram.
A análise também mostrou que datas comemorativas como a Black Friday têm impulsionado o comércio presencial e popular. “Essas regiões são símbolos do comércio tradicional brasileiro. O estudo comprova como a aceitação e confiança nos pagamentos digitais têm crescido em todo o país. Além disso, fica evidente o quanto a Black Friday movimenta não só as compras online, mas também o comércio físico e popular, refletindo a importância dessa data para o setor varejista e para os consumidores que buscam conveniência e rapidez nas transações”, afirmou Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.
Rua 25 de Março (São Paulo/SP)
A região registrou aumento de 261% nas transações online de uso pessoal e de quase 110% nas transações corporativas. Os pagamentos por aproximação cresceram quase 30% no consumo individual e quase 90% nas compras empresariais. As datas com maior volume de transações foram a Black Friday (alta de 65% no uso pessoal) e o Dia das Mães (alta de quase 70% nas compras empresariais).
Brás (São Paulo/SP)
Referência no setor de vestuário, o Brás apresentou crescimento de 345% nas transações por aproximação com cartões empresariais. No geral, o aumento foi de quase 30% nas compras de consumidores e 145% nas corporativas. As principais sazonalidades foram a Black Friday e as férias de dezembro e janeiro.
Mercadão do Saara (Rio de Janeiro/RJ)
A região teve aumento de 15% nas compras de consumidores e de 145% nas empresariais. As transações por aproximação cresceram quase 340% no uso corporativo. A Black Friday foi o principal pico entre consumidores, e o Dia das Crianças liderou as transações empresariais.
Mercado Ver-o-Peso (Belém/PA)
O mercado apresentou alta de 15% nas compras pessoais e mais de 30% nas empresariais. O uso do pagamento por aproximação cresceu 35% no uso individual e quase 90% nas compras empresariais. As principais datas de movimentação foram Natal e Ano Novo (uso pessoal), férias de julho e Dia dos Pais (uso corporativo).
A Visa utilizou critérios de geolocalização por bairros e CEPs para delimitar as áreas analisadas e categorizou as transações como pessoais ou corporativas, considerando tanto compras presenciais quanto digitais.
Imagem: Envato