Operação
Visa conclui transações seguras com IA e prepara adoção em massa de pagamentos agênticos em 2026
A Visa anunciou a conclusão de centenas de transações seguras iniciadas por agentes de inteligência artificial, realizadas em colaboração com parceiros do ecossistema de pagamentos. Segundo a empresa, os resultados indicam a transição dos pagamentos agênticos da fase de testes para a adoção em larga escala a partir de 2026.
De acordo com a Visa, pesquisas recentes apontam que mais de 70% dos consumidores da América Latina utilizam ferramentas de IA para auxiliar nas compras. Nos Estados Unidos, 47% dos compradores recorrem à IA em ao menos uma etapa do processo, como comparação de preços ou recomendações personalizadas. A empresa projeta que milhões de consumidores usarão agentes de IA para concluir compras durante a temporada de festas de 2026.
“Temos visto progressos impressionantes em como a IA transformará o comércio e muitas transações do mundo real já foram realizadas pela ampla rede de parceiros da Visa”, afirma Rubail Birwadker, vice-presidente sênior e head de Produtos de Crescimento e Parcerias da Visa. “Esta temporada de festas marca o fim de uma era. Em 2026, os agentes de IA não só auxiliarão no processo de compra como as completarão, impulsionados pela escala global, a liderança em padrões e o comprometimento inigualável da Visa com o comércio agêntico seguro.”
Um dos pilares dessa evolução é o Visa Intelligent Commerce (VIC), iniciativa global lançada no início de 2025, baseada na experiência da Visa no uso de IA para pagamentos seguros. A empresa informou que segue ampliando a infraestrutura para viabilizar experiências de comércio habilitadas por IA até o início de 2026.
Leia também: Visa quer empoderar criadores como empreendedores e anuncia novas soluções financeiras globais
Para a América Latina e o Caribe, a Visa avalia que o uso crescente de IA no consumo cria condições para a expansão do comércio agêntico. “A América Latina está entrando em uma nova era do comercio, na qual a IA deixará de somente auxiliar os consumidores para atuar diretamente em seu nome”, diz Catalina Tobar, líder de Produtos de Crescimento e Alianças da Visa para a América Latina e o Caribe. “Muito em breve, os consumidores confiarão em agentes de IA certificados usando uma nova versão de credenciais tokenizadas e autenticadas para comparar, selecionar e comprar de forma autônoma.”
Pilotos e parcerias em operação
A Visa informou que trabalha com mais de 100 parceiros globalmente e que mais de 30 empresas estão desenvolvendo soluções no ambiente de testes do Visa Intelligent Commerce. Além disso, mais de 20 agentes e habilitadores já estão integrados diretamente à plataforma, o que resultou em centenas de transações reais iniciadas e controladas por agentes de IA.
Nos Estados Unidos, pilotos em beta fechado estão sendo conduzidos com parceiros como Skyfire, Nekuda, PayOS e Ramp. As iniciativas cobrem desde recomendações automatizadas de produtos até a conclusão do checkout e o pagamento de contas corporativas por meio de agentes.
Segundo a Visa, as experiências demonstram a viabilidade do uso de IA em ambientes de produção ativos e reforçam a necessidade de um ecossistema integrado para garantir segurança e escala.
Expansão internacional e padrões de segurança
A empresa também anunciou a ampliação do Visa Intelligent Commerce para novos mercados. Na Ásia-Pacífico e na Europa, os pilotos devem começar no início de 2026. Na América Latina e Caribe, a Visa informou que trabalha para preparar consumidores e estabelecimentos para compras impulsionadas por IA. No Oriente Médio, a companhia desenvolve projetos com a Aldar para uso de agentes de IA em pagamentos recorrentes nos Emirados Árabes Unidos.
Em outubro de 2025, a Visa apresentou, junto a mais de dez parceiros, o Protocolo de Agente Confiável, uma estrutura aberta voltada à identificação de agentes legítimos e à diferenciação de bots maliciosos em processos de checkout. A Akamai aderiu recentemente à iniciativa, integrando o protocolo às suas soluções de reconhecimento de usuários, proteção contra bots e prevenção a fraudes.
Segundo a Visa, a combinação de identidade, autenticação e controles antifraude é considerada essencial para que estabelecimentos adotem agentes de IA com intenção de compra em seus canais digitais, viabilizando transações seguras em escala global.
Imagem: Reprodução
