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Operação

Walmart atinge meta de emissões de fornecedores 6 anos antes

Os fornecedores do Walmart já relataram ter cortado mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa da sua cadeia de abastecimento

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Computador com pesquisa aberta no site do Walmart

O Walmart cumpriu sua meta de reduzir 1 bilhão de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa de sua cadeia de fornecimento – uma iniciativa conhecida como Projeto Gigaton – seis anos antes do previsto.

Lançado em 2017, o projeto tinha uma data prevista para 2030. O CEO Doug McMillon disse na teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa esta semana que “estamos entusiasmados em dizer que nossos fornecedores já relataram projetos que ultrapassam a marca de 1 bilhão de toneladas métricas. anos antes.”

O Walmart planeja continuar o Projeto Gigaton e está trabalhando para melhorá-lo e expandi-lo, disse a vice-presidente executiva e diretora de sustentabilidade Kathleen McLaughlin em uma postagem da empresa , embora ela não tenha especificado uma nova meta.

Com a participação de mais de 5.000 fornecedores, o Walmart chamou o Projeto Gigaton de “um dos maiores consórcios do setor privado desse tipo”.

Quando o Walmart estabeleceu pela primeira vez metas para a redução de emissões tanto nas suas operações como na sua cadeia de valor, a Science Based Target Initiative chamou-lhe um “ponto de viragem”. A organização disse então que a liderança do varejista era “extremamente significativa e ajudará a gerar impulso para estimular outros retalhistas e empresas voltadas para o consumidor a seguirem o exemplo”. 

Na época, o Walmart era a 26ª empresa com metas aprovadas pelo SBTi – um consórcio de organizações sem fins lucrativos do Pacto Global das Nações Unidas. Hoje, o Walmart é uma das quase 3.000 empresas que se comprometeram com metas líquidas zero por meio do SBTi. O Walmart se comprometeu com zero emissões líquidas em suas próprias operações até 2040 e zero emissões líquidas em geral até 2050.

O Projeto Gigaton tem sido a peça central dos esforços do varejista para reduzir as emissões em sua cadeia de abastecimento. McLaughlin atribuiu o sucesso do programa até o momento, entre outras coisas, aos seus benefícios e facilidades para os fornecedores, com o Walmart fornecendo suporte por meio de recursos, fóruns e programas para auxiliá-los.

A SBTi também observou em 2016 que o Walmart é auxiliado pelo fato de que alguns de seus maiores fornecedores – muitos deles marcas de consumo doméstico, como Dell, Diageo, General Mills, Kellogg e Sony – têm seus próprios compromissos de redução de emissões. 

Ainda assim, o enorme poder de compra do Walmart tem um impacto amplo, inclusive sobre os grandes fornecedores. No ano passado, por exemplo, o diretor de sustentabilidade da gigante das especiarias McCormick observou numa conferência que grandes retalhistas como as metas de âmbito 3 do Walmart podem forçar as marcas a reduzir as suas emissões. Em termos gerais, os objetivos dos compradores de reduzir a sua pegada de âmbito 3 têm frequentemente efeitos em cascata ao longo da cadeia de abastecimento . 

No futuro, McLaughlin disse que o Walmart está melhorando suas estimativas de sua pegada de escopo 3 com base em padrões e orientações emergentes. Além disso, o varejista está a analisar que partes da sua pegada na cadeia de valor “são endereçáveis ​​e quais os elementos que estão em grande parte fora do nosso controlo, quais as reduções que podem ser alcançadas através de intervenções de baixo custo e quais são caras ou inviáveis ​​através da tecnologia atual”.

Por: Ben Unglesbee para Retail Dive