Inovação

Zucchetti implementa IA em sistemas de gestão com impacto de R$ 31 bilhões até o final de 2025

Publicado

on

Zucchetti

A inteligência artificial tem sido um tema recorrente nos principais setores econômicos e ganha cada vez mais espaço no varejo, sendo amplamente apontada como um divisor de águas para o segmento, seja no atendimento, na gestão de estoques ou no controle financeiro. Se as grandes redes já utilizam fortemente a tecnologia, ela pode ganhar novos contornos ao chegar ao pequeno comércio, um segmento onde sua aplicação ainda é incipiente. É nesse contexto que a Zucchetti, multinacional italiana de tecnologia, está atuando para democratizar o acesso ao uso de IA em pequenos negócios, incluindo essa inovação em seu ecossistema de soluções para o micro e pequeno varejo, começando pelo Small, sistema de gestão voltado para ajudar a embasar decisões mais estratégicas e baseadas em dados dentro das micro e pequenas empresas do comércio brasileiro.

O primeiro resultado prático dessa iniciativa é o Dashboard com Inteligência Artificial, um módulo do Small que centraliza informações financeiras e de vendas, como inadimplência, contas a pagar e a receber, e apresenta os dados em gráficos e indicadores de fácil compreensão. O Dashboard da Zucchetti também permite configurações personalizadas, como o controle de acesso por usuário e a seleção das operações consideradas vendas. Essas opções tornam a ferramenta adaptável às particularidades de cada negócio. O recurso já está em uso por 13 mil usuários e foi projetado para atender a um perfil de gestor que, até então, não contava com ferramentas tecnológicas avançadas em sua rotina.

“O pequeno comerciante normalmente toma decisões baseadas na experiência, mas sem informações estruturadas, o que aumenta o risco de erros. Ao integrar a inteligência artificial no SmallCommerce, buscamos transformar essa realidade, oferecendo dados organizados e insights práticos para apoiar decisões mais estratégicas”, explica Bernardo Rachadel, diretor de varejo na Zucchetti.

Impacto vai além do dia a dia

A Zucchetti estima que, até o final de 2025, o Dashboard processará cerca de R$31 bilhões em documentos fiscais emitidos pelos clientes do Small. Esses números ilustram o impacto potencial da ferramenta não apenas no cotidiano dos pequenos comerciantes, mas também no fortalecimento de suas operações financeiras em um cenário de alta competitividade no varejo.

Além disso, a solução já permite validações e diagnósticos semanais automatizados com base nos dados gerados pelas operações. “A proposta é facilitar a identificação de tendências, antecipar problemas e abrir espaço para oportunidades que poderiam passar despercebidas sem o suporte de uma análise automatizada”, completa Rachadel.

Embora o SmallCommerce seja o ponto de partida, a empresa planeja expandir a integração de inteligência artificial para todo o seu ecossistema de produtos, que abrange soluções para empresas de diversos portes e segmentos. Esse movimento reforça o compromisso da Zucchetti com a transformação digital de seus 150 mil clientes brasileiros, e com a democratização do acesso a tecnologias inovadoras.

Durante a NRF 2025, maior evento dedicado ao setor varejista do mundo, especialistas destacaram a importância de ferramentas como IA para garantir a sobrevivência e a competitividade no varejo. O setor, cada vez mais dinâmico, demanda uma gestão baseada em dados e na rápida adaptação às mudanças do mercado, desafios que a Zucchetti busca atender com essa iniciativa.

Imagem: Pixabay

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *