Connect with us

Inovação

Empresas de bens de consumo devem abraçar a IA ou correr o risco de falhar

Published

on

Empresas de bens de consumo

As empresas de bens de consumo devem compreender completamente os requisitos da inteligência artificial (IA) ou enfrentar potenciais falhas, alertou a GlobalData.

Segundo o relatório, as empresas de bens de consumo devem aceitar rapidamente o fracasso nas iniciativas de IA para compreender com precisão os requisitos técnicos, financeiros e organizacionais.

O relatório observou que o rápido avanço da IA e da IA Generativa gerou um hype significativo, mas ainda falta compreensão sobre os custos e benefícios das aplicações de IA.

“Profissionais da indústria continuam otimistas quanto ao potencial da IA para ‘disruptar’ várias indústrias (incluindo bens de consumo)”, disse Rory Gopsill, analista sênior de consumo da GlobalData. No entanto, ele destacou a importância de reconhecer as limitações e riscos inerentes às tecnologias de IA.

Gopsill citou exemplos como falhas de chatbot que levaram a repercussões financeiras e de reputação para a Air Canada e DPD no primeiro trimestre de 2024, alertando contra o hype de IA injustificado. A realidade da adoção da IA envolve riscos financeiros e de segurança tangíveis, incluindo altos custos de treinamento e preocupações com sensibilidade de dados. Não abordar esses riscos poderia levar a violações ou abandono do projeto.

“As empresas de bens de consumo precisam estar cientes desses (e outros) riscos ao optar por desenvolver aplicações de IA. Se não estiverem, suas iniciativas de IA podem falhar com consequências graves”, disse Gopsill.

A falha em fazer isso poderia resultar em consequências prejudiciais, como violações de dados, custos de desenvolvimento desproporcionais, qualidade comprometida da IA ou abandono do projeto, observou ele.

“Fomentar uma cultura de transparência em torno dos riscos da IA ajudará a impulsionar a aplicação na indústria e protegerá as empresas de bens de consumo e os clientes das armadilhas potenciais dessa tecnologia em evolução”, disse o analista de consumo.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *