Franchising
Espetto Carioca inova e aposta em vending machines de churrasco
Microfranquia cria modelo de negócio próprio para instalação em condomínios e clubes
A rede de bares e restaurantes Espetto Carioca amplia seu alcance ao público e aposta no mercado de microfranquias com a introdução de vending machines que oferecem os famosos espetinhos temperados e congelados da marca. Com a novidade, os produtos estarão ao alcance do consumidor a poucos passos de casa, instaladas em condomínios e outros locais estratégicos, como clubes. A iniciativa acompanha o crescimento expressivo do mercado de microfranquias no Brasil, conforme dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
De acordo com o estudo da ABF, que baseou-se em 1.375 redes associadas, o número de redes com microfranquias cresceu impressionantes 87% nos últimos dois anos. A expansão das microfranquias se alinha com a estratégia da rede Espetto Carioca de proporcionar mais comodidade e agilidade aos consumidores.
Leandro Souza, fundador da rede e presidente do grupo Impettus, que detém várias marcas, incluindo a própria Espetto Carioca, Mané, Bendito, Boteco Seu Rufino, o frigorífico Carioca Foods e a fábrica de sobremesas OMG, destaca que a vending machine atende às necessidades dos clientes em busca de praticidade.
Com a vending machine, o consumidor pode adquirir os espetinhos temperados e congelados da marca sem precisar se deslocar até uma das lojas físicas, aproveitando a qualidade e sabor característicos da marca no conforto de sua casa e na companhia de familiares e amigos.
O sistema de funcionamento da vending machine é simples e eficiente. Por meio de um painel de controle, os clientes podem selecionar o produto desejado. Em seguida, escolhem o meio de pagamento, que pode ser realizado por cartão de crédito, débito ou Pix. Após a aprovação do pagamento, o item fica disponível na bandeja da máquina.
Além disso, a tecnologia de inteligência artificial permite que o franqueado monitore remotamente a unidade, acompanhando o estoque e a necessidade de reabastecimento. Para aqueles interessados em investir na microfranquia, o investimento inicial é de R$ 37 mil por máquina, sendo necessárias três máquinas para a implantação do projeto. O faturamento médio esperado é de R$ 10 mil por máquina, e o prazo de retorno é estimado em 12 a 18 meses.
Imagem: Divulgação