E-commerce
11.11 registra crescimento de vendas e estabelece novos recordes no e-commerce brasileiro
O 11.11 movimentou o comércio eletrônico no Brasil e registrou crescimento nas vendas em plataformas de diferentes modelos de operação. Pequenas e médias empresas que atuam no formato de venda direta ao consumidor (D2C) faturaram R$ 30 milhões, aumento de 36% em relação a 2024, segundo levantamento da Nuvemshop. As lojas realizaram 112 mil pedidos ao longo das 24 horas da campanha, alta de 39% sobre o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o estudo, os segmentos com maior faturamento foram Moda, com R$ 13 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 3,5 milhões), Acessórios (R$ 2 milhões) e Casa & Jardim (R$ 2 milhões). A análise considerou vendas realizadas exclusivamente em 11 de novembro de 2024 e 2025 por lojistas brasileiros da plataforma.
No marketplace, a Shopee informou que a data, chamada pela empresa de “11.11 – A Maior Liquida do Ano”, alcançou marcas inéditas em cinco anos de operação no país, com a venda de 20 milhões de itens em um único dia e recorde de acessos no aplicativo. O número superou todas as campanhas anteriores, incluindo o 11.11 e a Black Friday de 2024.
Entre as categorias que mais cresceram em vendas na Shopee, no comparativo com o 11.11 do ano anterior, estão: Computadores e Acessórios (+120%), Eletrodomésticos (+60%), Mercado (+20%), Esportes & Fitness (+20%), Celulares & Acessórios (+20%), Games & Consoles (+19%) e Mamãe & Bebê (+15%). O produto mais vendido foi um item de tratamento para cabelos, com mais de 20 mil unidades comercializadas. O cartão de crédito representou mais de 50% das transações, seguido pelo Pix, utilizado por 39% dos consumidores.
O Mercado Livre também registrou desempenho recorde, com o maior volume de vendas em um único dia de sua história. A empresa informou que o resultado superou o desempenho da sexta-feira de Black Friday de 2024. O volume de acessos ao marketplace cresceu 56% na comparação com o 11.11 do ano passado. As categorias com maior avanço foram Moda & Beleza, Tecnologia e Casa & Decoração. Entre os itens mais buscados estiveram árvore de Natal, air fryer, tênis, celular e videogame.
Segundo o Mercado Livre, o comportamento registrado na plataforma acompanha dados da pesquisa “Panorama de Consumo”, realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago com mais de 42 mil respondentes. De acordo com o levantamento, 81% dos brasileiros planejam compras com antecedência e 76% consideram o uso de cupons um fator decisivo no momento da compra.
Imagem: Freepik
