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Inovação

40% da Gen Z recorre à moda de segunda mão

Os jovens estão buscando roupas usadas para conciliar criatividade, sustentabilidade, economia e quebra de padrões

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Arara com peças de roupa em formato de Brechó

O mercado global de moda de segunda mão deverá crescer três vezes mais rápido do que o mercado global de vestuário, com a Geração Z liderando a adoção. Juntamente com a crise do custo de vida, a gen-Z continuará impulsionando o movimento de poupança em busca de alternativas mais acessíveis no próximo ano. 

Nostalgia

A Geração Z é movida por um sentimento de nostalgia. Não se trata de idade, mas de mentalidade. Os jovens consumidores sentem saudades de uma época que não viveram, como forma de escapar à dura realidade de hoje.

Esta geração procura roupas que não consegue encontrar nas coleções atuais: dados do Barômetro WGSN revelam que 40% da Geração Z compram roupas usadas porque já não conseguem encontrar o estilo nos varejistas tradicionais.

Procurando por diversão

Os consumidores foram atingidos por níveis de ansiedade recordes: uma pesquisa da WGSN descobriu que a ansiedade foi a emoção de consumo mais relatada em 2023, experimentada por mais de 70% dos entrevistados. A Geração Z e os jovens Millennials são os mais afetados, à medida que amadurecem numa era de fragmentação, volatilidade e incerteza.

Preocupados com uma multiplicidade de fatores, desde a instabilidade econômica até às dificuldades ambientais, os jovens consumidores estão reavaliando as suas prioridades e procurando produtos e experiências que os reconfortem, trazendo momentos de felicidade às suas vidas. Assim, a revenda, pelo seu caráter divertido e autêntico, tornou-se um dos hábitos de consumo preferidos da Geração Z.

Crise do custo de vida

Embora comprar itens já amados anteriormente seja uma experiência gratificante, a Geração Z também enfrenta obstáculos financeiros devido à crise do custo de vida. Com 28% da Gen-Z dos EUA com idades entre 18 e 25 anos incapazes de economizar dinheiro e 32% gastando 50% de sua renda mensal em aluguel, o recommerce está emergindo como uma opção mais acessível para este grupo e também mais sustentável, alinhando-se com o núcleo do grupo valores.

Os consumidores da Gen-Z estão acelerando o crescimento de plataformas de revenda como Depop, Vinted, GOAT e Grailed, que lhes permitem aceder a opções de moda únicas, mas também podem proporcionar um fluxo de rendimento alternativo.

Muitos da Geração Z adotaram uma mentalidade de “comprar para vender”, tendo crescido em algumas dessas plataformas, trocando mercadorias e ganhando renda. De acordo com dados do Barômetro WGSN, a Geração Z está vendendo suas próprias roupas favoritas para organizar (50%), para sustentabilidade (33%) e para conseguir dinheiro extra (56%).

O que vem a seguir no mercado de moda de segunda mão?

Acredite ou não, prevê-se que os looks de escritório econômicos estejam entre as próximas grandes tendências da moda deste ano. O novo visual de escritório da Geração Z, apelidado de ‘Thrift-dult’ pela WGSN, está rejeitando as tradicionais personas da moda profissional. Esta tendência combina estilo pessoal e identidade profissional para um toque novo e divertido no vestir das nove às cinco. A chave para esse visual é misturar itens novos e econômicos por meio de um estilo DIY eclético e personalização artesanal, para que a compra possa levá-los desde reuniões com clientes até bebidas no meio da semana.

Roupas de escritório econômicas têm tudo a ver com inconformidade e inclusão, com a inclusão de gênero em sua essência. Blazers, riscas, gravatas e ombreiras dos anos 80 formam a base dos achados econômicos, enquanto a alfaiataria retrabalhada e retorcida oferece uma abordagem de alta costura do vestuário urbano para uma nova geração.

Iniciadores de pensamento

As empresas devem se perguntar: estão criando os estilos certos? Onde eles podem injetar diversão? Eles estão abordando as preocupações financeiras dos consumidores? As marcas também podem procurar incorporar formatos de revenda nos seus modelos de negócio, explorando parcerias estratégicas com mercados de segunda mão nativos, pequenas empresas e criadores dentro do espaço de revenda.

A tendência de revenda provavelmente terá impactos duradouros, indo além da indústria da moda de segunda mão e afetando vários outros setores. 

Por: WGSN