Eventos
Como lidar com a complexidade do varejo moderno?
Kate Patel Revela o futuro do varejo, da economia circular à ascensão da IA
No palco principal do Retail’s Big Show da NRF, a CEO e fundadora da GDR Creative Intelligence, Kate Patel, compartilhou insights valiosos sobre o futuro do varejo moderno, destacando desafios e oportunidades em meio a um cenário global em constante evolução.
Para começar, Patel enfatizou que o setor enfrenta desafios significativos, incluindo mudanças demográficas e a diminuição dos gastos do consumidor. A situação é agravada por uma ‘bomba demográfica’, onde países como China, Japão, Itália e Coreia do Sul enfrentarão reduções populacionais até o final do século.
A executiva ressaltou também que a economia circular está se tornando inegociável, enquanto inovações impulsionadas por IA estão transformando setores inteiros. Um exemplo de sucesso é o site de segunda mão Idle Fish da Alibaba, e outro é a marca Yaga, que oferece moda sustentável e produtos com chips NFC para acesso exclusivo a conteúdo. A mudança de comportamento ético dos consumidores foi evidenciada pelo impacto do documentário de David Attenborough, que alterou o comportamento de 88% dos telespectadores britânicos.
O varejo está passando por uma transformação, com uma tendência crescente de proteção ao consumidor, focando em sustentabilidade e longevidade do produto.
IA e seu impacto no varejo moderno
O painel abordou ainda os chatbots de IA e a previsão de que todos terão assistentes pessoais de IA no futuro próximo, de acordo com Mustafa Sunnah, co-fundador do Google DeepMind.
Quando o assunto é o varejo moderno, a tecnologia surge como substituta dos modelos de varejo reativos, com agentes de IA servindo como interfaces principais para marcas. Além disso, experiências de varejo imersivas impulsionadas por IA foram destacadas por Kate, que citou exemplos de marcas como Restoration Hardware, Gucci e GD us Robo Verse que estão tendo sucesso nessa área.
Ao sair da palestra fica a sensação de que o varejo está evoluindo para um espaço onde consumidores coexistem com humanos, carros robôs e IA, exigindo adaptações nos modelos de negócios e relacionamentos conversacionais empáticos. O desafio agora é para marcas e varejistas abraçarem essas mudanças e moldarem o futuro do setor.
*Daniel Zanco – Delegação Goakira Omnibiz para Central do Varejo
A missão NRF 2024 é uma realização da Goakira Omnibiz, com co-realização da Wake e apoio estratégico da TOTVS e TecBan.
Imagens: José fugice