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A IA pode cumprir o hype prometido para compras?

Pesquisas revelam que os consumidores estão insatisfeitos com os resultados até o momento, e que gostariam de experiências de compras mais integradas

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imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; IA generativa

Uma pesquisa global do IBM Institute for Business Value descobriu que apenas 9% dos consumidores estão satisfeitos com as compras na loja física e apenas 14% estão satisfeitos com as compras online. Descobriu-se que as tecnologias de compras emergentes, como a IA, não estão à altura do seu entusiasmo.

O inquérito realizado a 20.000 consumidores em 26 países revelou que mais de metade dos entrevistados estão ansiosos por melhorias na inteligência artificial (IA), como assistentes virtuais (55%) e aplicações de IA (59%), enquanto fazem compras. A personalização e as ofertas direcionadas também foram atrativas, com 52% interessados ​​em receber informações, ofertas e anúncios de lojas que sejam relevantes para os seus interesses específicos.

No entanto, a experiência do assistente virtual foi considerada insuficiente. Cerca de um terço dos que usaram assistentes virtuais estão satisfeitos com a experiência, e quase 20% estão tão desapontados que não querem usar assistentes virtuais novamente.

Ao nível da loja, os consumidores buscam uma maior variedade de produtos disponíveis (37%), mais informação sobre os produtos (26%) e checkout mais rápido (26%). Mostrando o apelo de uma experiência digitalmente integrada, 65% estão complementando a sua experiência na loja usando aplicativos móveis enquanto fazem compras.

On-line, os desafios citados na pesquisa incluíram encontrar os produtos desejados (36%), não ter informações suficientes sobre os produtos (33%) e lidar com um processo de devolução complicado (33%).

O inquérito da IBM também concluiu que as preocupações econômicas, especialmente a inflação, estão influenciando a visão desanimadora dos consumidores relativamente às expectativas de compra. Dos entrevistados, 62% citaram o preço como o principal motivo para mudarem de loja ou marca.

Parte do desafio tecnológico é a relutância de muitos consumidores em partilhar dados pessoais para tirar partido das capacidades de mineração de dados da IA.

Uma pesquisa realizada no ano passado pela CI&T, empresa de consultoria de software e digital, descobriu que 58% dos consumidores “acreditam que o compartilhamento de dados é necessário para que as marcas alcancem a personalização”, mas 42% acham que os varejistas deveriam ser capazes de criar uma experiência de compra personalizada sem coletar qualquer informação. Informações pessoais dos consumidores, seja intencionalmente ou sem permissão.

A pesquisa revelou ainda um amplo desacordo sobre quais dados pessoais eram apropriados para serem compartilhados. As quatro informações que os consumidores estão mais abertos ao conhecimento dos varejistas são: gênero (14% de abertura), cidade em que moram (14%), quanto estão dispostos a gastar em um item (11%) e idade (11%). %).

O Relatório Connected Shopper da Salesforce, baseado em uma pesquisa global com 1.125 executivos de varejo no ano passado, descobriu que 92% dos varejistas estão investindo em IA mais do que nunca para melhorar as experiências de compra. Dos entrevistados, 59% estão usando IA para ajudar os vendedores a fazer recomendações de produtos aos compradores, 55% estão usando IA para criar um assistente digital conversacional para ajudar os compradores on-line a encontrar produtos e 51% usando IA para criar pacotes de produtos personalizados.

No lado negativo, o estudo da Salesforce concluiu que as principais barreiras aos esforços gerais de retenção e envolvimento dos retalhistas são “a falta de insights dos clientes para segmentação e direcionamento, seguida pela incapacidade de responder rapidamente às oportunidades de mercado”.

Por: Tom Ryan para RetailWire

Imagem: Envato

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