Connect with us

Economia

Setor de bebidas deve crescer 5% neste verão

Projeção da Kantar afirma que altas temperaturas devem influenciar no aumento do consumo

Published

on

Pessoas em bar à luz do sol; bares e restaurantes; bebidas

O setor de bebidas deve crescer 5% no verão de 2024, chegando a um faturamento de cerca de R$ 1 bilhão. É o que projeta a Kantar, que destaca que as altas temperaturas servirão como um estímulo para o aumento do consumo de bebidas pelos brasileiros durante o verão.

O período pós-pandemia evidenciou uma recuperação gradual no consumo de bebidas fora de casa. Entre o verão de 2021/2022 e 2022/2023, observou-se um aumento de 26% no gasto médio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques desse aumento no consumo em unidades foram para energéticos (+64%) e água mineral (+37%). Os principais motivos citados para o consumo foram o sabor (47%) e a sede (17%).

O estudo aponta que os jovens adultos, na faixa etária de 18 a 29 anos, foram os principais impulsionadores das compras na categoria, registrando um aumento de 41%. As classes A, B e C também apresentaram um aumento de 15%, assim como os residentes da região Nordeste, que tiveram um crescimento de 20%. A maior parte dos produtos foi adquirida em hiper e supermercados (+34%), seguidos por ambulantes (+24%) e bares (+21%).

Luisa Teruya, gerente de Marketing da Kantar, destaca que no último verão já houve uma significativa retomada no consumo de bebidas, algo que se espera intensificar neste ano. Ela ressalta que, fora do lar, hiper e supermercados estão avançando, mas mercadinhos e mercearias ainda contribuem de maneira negativa. “Para esses canais, é importante trabalhar a exposição em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumo”, afirma.

Quanto ao consumo dentro do lar, também foi observado um crescimento de 19% no gasto médio, subindo de R$ 183 para R$ 218. Energéticos (+41%) e chás prontos (+27%) foram novamente os destaques. O e-commerce teve influência nos resultados, com cerca de 2 milhões de lares comprando bebidas em canais online no último verão, representando um aumento de 4% em comparação com a temporada 2021/2022.

NRA Chicago

Imagem: Envato