Inovação

USP Leste inaugura Laboratório sobre Varejo

Focando em pesquisas sobre tecnologias, comportamento do consumidor, produtos e inovação, o laboratório faz parcerias com empresas

Published

on

Vitrine de loja de roupas em perspectiva, com Lab Varejo escrito à direita

Na manhã desta sexta-feira, foi lançado o Lab Varejo, ou Retail Lab, laboratório de pesquisa voltado para o varejo na USP Leste. O evento contou com cerca de 80 alunos e 70 convidados externos, totalizando cerca de 150 pessoas. O professor Marcos Luppe, palestrou sobre o Mercado de Varejo na China, seguido pelo professor Francisco Alvarez, que falou sobre tendências do mundo do varejo. Ambos os professores são coordenadores do CEPEV-USP e do Lab Varejo EACH/USP.

O laboratório visa desenvolver estudos, pesquisas e criar conhecimento sobre o ecossistema do varejo. A ideia é preparar não só estudantes, mas também empresários, executivos e profissionais para os desafios do futuro, pensando em questões como “quem será o novo consumidor?” e “como o ecossistema será afetado?”.

Banner do Lab Varejo à esquerda, com loja ao fundo

“É um laboratório no qual poderão ser desenvolvidas pesquisas de diferentes temáticas. O laboratório está atrelado ao curso de Marketing aqui da USP Leste, e pesquisas de comportamento do consumidor, pesquisas relacionadas a produtos, gestão de categorias, tudo que aborda essas novas tecnologias no varejo [poderão ser desenvolvidas]. Tem muita coisa que pode ser feita tanto aqui dentro, com alunos e professores dentro da Universidade, mas o mais importante é fazer uma interlocução com o mercado. Então empresas que tenham interesse, essa é a ideia do laboratório”, comenta o Prof. Marcos Luppe, coordenador do CEPEV-USP e do Lab Varejo EACH/USP.

O espaço do Retail Lab possui 165 m², sendo um laboratório de pesquisa e inovação. Possui uma sala integrada para workshops, uma área de loja modular adaptável para diversos segmentos do varejo e espaço para atividades à distância. Entre as atividades planejadas para o Lab Varejo estão pesquisas de mercado, discussões pós-NRF, estudos de modelos de gestão, grupos de estudo, e pesquisas sobre inovação e tecnologia aplicadas ao varejo.

O laboratório está aberto para parcerias com pequenos e médios varejistas, indústrias e empresas do ecossistema de produtos, equipamentos e serviços em geral.

Imagens: Prof. Marcos Luppe e prof. Francisco Alvarez – coordenadores do CEPEV-USP e do Lab Varejo EACH/USP

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *