Inovação
Casa Mundo Brechó traz sustentabilidade e moda para São Paulo
Espaço inaugurado no último sábado combina moda circular com arte e cultura, e busca atender a todos os públicos
No último sábado, 08/06, foi inaugurada a Casa Mundo Brechó no Beco do Batman. O novo local promove a moda circular, sustentabilidade e cultura num dos locais mais movimentados de São Paulo. O projeto é idealizado por Lara Rossetti Machado, conhecida no mundo dos Recursos Humanos, e que, depois de décadas como executiva, decidiu repaginar sua carreira, seguindo sua paixão por criatividade, moda e socioambiental.
No brechó, é possível encontrar de tudo: livros, roupa feminina, masculina e infantil, decoração, acessórios, brinquedos e até móveis. A ideia é transmitida já no nome: Casa Mundo se refere ao desejo de contemplar todas as diversidades. Os preços seguem a mesma linha. Se você acha que vai ao Beco do Batman encontrar somente preços de três ou quatro cifras, está enganado. A variedade de preços segue a de itens, e é possível garimpar peças a partir de R$ 4 reais até valores mais elevados.
O espaço pretende, ainda, ser mais que um brechó. A ideia é lançar um café no local, e, no futuro, aliar todo o trabalho da Casa Mundo a projetos sociais. Além disso, os sábados são dias especiais de programação cultural, acolhendo apresentações de músicos e outros artistas.
“Acredito que a moda, aliada à cultura, pode ser uma força poderosa e quero oferecer às pessoas uma alternativa consciente e elegante de consumo. A Casa Mundo Brechó é um espaço onde celebramos a história por trás de cada peça e incentivamos um novo jeito de consumir, com responsabilidade e bom gosto. É também um lugar para adotar bons hábitos, apreciar bons livros, tomar um bom café e contemplar a natureza”, afirma Lara Rossetti Machado.
Mudança de carreira
Após uma pausa profissional para estar mais próxima de seus pais, Lara Rossetti Machado encontrou na transição de carreira uma oportunidade de olhar para o futuro com uma perspectiva mais sustentável, repleta de amor, cuidado e respeito.
“Este tempo ao lado dos meus pais foi precioso para mim e para o meu coração. Consegui me reconectar com minhas raízes, com a minha essência, e percebi que precisava olhar para o futuro com esse mesmo carinho. Quero que minha filha viva em um mundo melhor, assim como o mundo que meus pais me apresentaram”, conta Lara. Motivada pela emoção e por uma visão mais consciente, ela uniu o seu amor à busca por um lugar mais responsável, por meio da moda, arte e cultura.
Projeto de arquitetura
O local escolhido para realizar o plano da Casa Mundo Brechó transmite a ideia do negócio: é possível se sentir conectado com o espaço. No meio do primeiro andar, há uma árvore que Lara conta ter vindo de um galho de uma planta de sua própria casa. Para colocar a ideia em prática, a Goakira Design entrou com o projeto arquitetônico.
Bianca Murotani, head comercial da GDesign, comenta sobre o projeto: “Casa Mundo é uma marca que conta uma história muito bonita de economia circular, e ela encontrou um espaço, na verdade, que tem tudo a ver com a marca. O local já trabalha bastante o verde, tem uma iluminação muito bonita e panos de vidro grandes. E aí a G-Design entra, na verdade, para trazer um olhar do varejo, mas um olhar diferenciado, porque a Casa Mundo traz uma forma de expor e de apresentar os produtos extremamente delicada. A ideia é que o cliente se sinta abraçado dentro desse espaço, e que cada peça é importante, assim como cada cliente.”
Imagens: Bianca Murotani