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Marcas que mais inauguram em shoppings centers são franquias

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Os shoppings centers têm sido, há muito tempo, uma fonte de inovação e diversidade no mundo do varejo. Com o constante surgimento de novas marcas e conceitos, tornou-se evidente que as franquias desempenham um papel significativo na expansão e no dinamismo desses espaços comerciais.

A ascensão das franquias como as marcas mais inauguradas em shoppings centers não é mera coincidência, mas um reflexo da atratividade desse modelo de negócio.

A presença proeminente de franquias em shopping centers é fruto de uma expansão estratégica. As franqueadoras frequentemente veem nos shoppings uma oportunidade ideal para expandir suas marcas, aproveitando a infraestrutura já estabelecida e o alto tráfego de consumidores.

Além disso, a visibilidade oferecida pelos shoppings centers ajuda as franquias a construir e fortalecer a notoriedade de suas marcas que vão se estabelecendo e se espalhando pelo país.

Reconhecimento e Credibilidade

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Para os consumidores, o ingresso de uma marca de franquia reconhecida em um shopping, traz familiaridade e comodidade. O reconhecimento da marca pode se traduzir em uma maior predisposição para visitar o estabelecimento e fazer compras.

Além disso, as franquias oferecem uma diversidade de opções de produtos e serviços nos shoppings, aumentando o leque de escolha para os consumidores. Desde restaurantes de renome até lojas de vestuário, as franquias trazem uma variedade que atende às preferências e necessidades de um amplo espectro de clientes, contribuindo para a atratividade e a relevância das compras.

Alavancando o sucesso mútuo

Não são apenas os shoppings que se beneficiam da presença de franquias, mas também as franquias se beneficiam dessa localização estratégica, do fluxo contínuo de consumidores e da sinergia com outras marcas presentes nos shoppings.

Essa relação simbiótica entre franquias e shoppings permite que ambas as partes alavanquem seu sucesso mútuo, uma vez que os consumidores vão a esses estabelecimentos por necessidade, mas também por comodidade.

Segundo dados de pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), das 13 maiores marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings no Brasil, nove são franquias. Ou seja, existe mesmo a forte presença das franquias dentro desses centros de compras.

Outro dado importante mostra que dentre as mais de 1.300 marcas afiliadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings centers, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade.

Os números abaixo são dados de 2023, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e podem auxiliar às marcas franqueadoras a considerarem o potencial dos shoppings centers:

  • Existem hoje, 639 shoppings em todo o Brasil;
  • 18 shoppings estão previstos para inaugurar em 2024;
  • São 462 milhões de visitantes por mês nos shoppings centers;
  • Com faturamento anual de R$ 194,7 bilhões.

Com isso, a predominância das franquias entre as marcas mais inauguradas em shoppings centers é um testemunho do impacto e do potencial desse modelo de negócio no cenário varejista. À medida que as franquias continuam a expandir sua presença e a diversificar suas ofertas, é provável que elas continuem a liderar o caminho quando se trata de inaugurações em shoppings centers.

Destaco aqui, o poder e a influência das franquias, demonstrando como elas se tornaram uma força motriz nos shoppings centers em todo o mundo. Ao compreender o papel delas nesse contexto, os proprietários de shoppings e as franqueadoras podem fazer parcerias estratégicas que beneficiem tanto os negócios quanto os consumidores.

Imagens: iStock


(*) Alexandre Goto é sócio-fundador da Dennova Marketing, empresa especializada em Marketing Digital para Expansão de Franquias, e do Portal Elup, um sistema SaaS voltado para a comunicação, gestão de fluxos e automação de processos entre Franqueadoras e Franqueados. Com MBA em Analytics e Inteligência Artificial pela FIA Business School, Alexandre atua há mais de 12 anos no mercado de franquias e é o atual Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF (Associação Brasileira de Franchising), contribuindo ativamente para a inovação no setor.

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