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Esforços de sustentabilidade na indústria da moda são dificultados pela acessibilidade econômica

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Enquanto líderes globais se reúnem na COP29 para discutir questões climáticas urgentes, o impacto da indústria da moda na degradação ambiental e desigualdade social ganha destaque. Apesar do aumento da conscientização, a acessibilidade econômica continua sendo uma barreira importante para a sustentabilidade, de acordo com a Euromonitor International.

O setor da moda, um dos maiores poluentes do mundo, contribui significativamente para mudanças climáticas, poluição hídrica e degradação dos ecossistemas.

“A moda sustentável exige investimento em materiais de alta qualidade, remuneração justa e práticas trabalhistas sólidas em toda a cadeia de suprimentos, além de fontes de energia ecologicamente corretas”, destaca Marguerite Le Rolland, chefe de calçados e vestuário da Euromonitor International, ao ressaltar os desafios.

O dilema entre custo e sustentabilidade

“Esses fatores criam oportunidades de crescimento, mas também levam a custos de produção mais altos, resultando em uma diferença de preços que torna difícil para os consumidores optarem pela moda sustentável em vez de alternativas mais acessíveis”, acrescentou.

Pressões econômicas fazem com que a maioria dos consumidores priorize preços baixos em detrimento da sustentabilidade. Uma pesquisa da Euromonitor realizada em 2024 revelou que apenas 26% dos consumidores preferem reparar itens em vez de comprar novos. Para muitos, o custo-benefício ainda supera as preocupações ambientais.

Algumas marcas estão abordando essa questão ao enfatizar durabilidade e valor de revenda, mas o progresso é lento.

O papel da tecnologia na sustentabilidade

O relatório apontou que a inteligência artificial generativa pode ajudar a otimizar cadeias de suprimentos e melhorar a sustentabilidade na indústria da moda. “No entanto, as empresas também devem se antecipar às mudanças regulatórias relacionadas à governança da IA”, disse Le Rolland.

“À medida que regulamentos, demandas dos consumidores e tecnologia evoluem, a colaboração entre participantes do mercado, fabricantes, formuladores de políticas e desenvolvedores de tecnologia será essencial para desbloquear todo o potencial da IA no avanço da sustentabilidade e da circularidade”, concluiu.


Imagem: Freepik
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo

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